Rio tem pior resultado que Passos na comissão política

  • Lusa e ECO
  • 18 Fevereiro 2018

A lista de unidade ficou perto da maioria, mas não chegou lá. Ainda assim, este é um melhor resultado do que Passos Coelho conseguiu em 2014 e 2016. Já na comissão política Rio teve um resultado pior.

A lista ao Conselho Nacional do PSD de Rui Rio e Santana Lopes elegeu 34 em 70 membros para este órgão do partido, disseram à Lusa fontes partidárias. Votaram 723 congressistas. “Não foi difícil chegarmos os dois a um acordo”, disse Rui Rio quando anunciou no sábado os nomes, referindo que “o menos fácil encaixar muitos nomes em poucos nomes”.

A lista H, de Carlos Reis — militante de Barcelos que apoiou Santana Lopes — e Sérgio Azevedo — deputado social-democrata –, conseguiu 13 eleitos e a E, de Bruno Vitorino, de Setúbal, conseguiu 10, segundo as mesmas fontes.

Em 2016, a lista de Pedro Passos Coelho encabeçada por Luís Marques Guedes tinha conseguido eleger 33 membros para o Conselho Nacional. O pior resultado do ex-primeiro-ministro tinha sido em 2014 quando decidiu colocar Miguel Relvas a encabeçar a sua lista: nesse ano, Passos não conseguiu eleger mais de 19 membros para o órgão do partido.

A lista única de Rui Rio para a comissão política nacional foi eleita por dois terços dos militantes, mas obteve 35,2% de nulos e brancos. Votaram 735 congressistas, tendo a lista de Rio recolhido 476 votos, anunciou Fernando Ruas, presidente da mesa do congresso do PSD. Em 2016, a comissão política de Passos Coelho tinha reunido quase 80% do voto dos militantes social-democratas. No primeiro congresso do ex-primeiro-ministro, em 2010, a sua comissão política tinha reunido 87,2% dos votos dos congressistas.

Em reação aos resultados à margem do congresso, Pedro Santana Lopes disse estar satisfeito com os resultados, comentando que “foram melhores do que esperava”. O social-democrata recusou comentar o desconforto em relação ao nome de Elina Fraga. Para o futuro, Santana Lopes rematou com uma variação da frase que lhe é tantas vezes atribuída: “Agora não vou andar por aí, vou andar por aqui“.

(Notícia atualizada às 13h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio tem pior resultado que Passos na comissão política

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião