Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 15 Fevereiro 2018

Rajoy prepara-se para intervir em força na Catalunha. Lula da Silva viu ser negado o pedido para evitar a prisão e a África do Sul acordou sem o presidente Jacob Zuma.

O Governo espanhol prepara medidas para alargar a sua intervenção na Catalunha, que vão afetar áreas como a educação, saúde ou emprego. Fora da Europa, os Estados Unidos fazem o luto de mais um tiroteio numa escola, que vitimou 17 pessoas, e Lula da Silva viu ser negado o pedido para evitar a prisão. Do lado das empresas, a Netflix fechou um contrato recorde com Ryan Murphy, criador da série Glee, avaliado em 300 milhões de dólares.

El País

Rajoy prepara-se para intervir na Catalunha

O Governo espanhol prepara-se para avançar com uma série de medidas para alargar a sua intervenção na Catalunha, que vão afetar áreas como a educação, a saúde e o emprego público. O primeiro-ministro, Mariano Rajoy, esperava que, em março, já estivesse constituído um novo Governo catalão, depois das eleições de 21 de dezembro. Contudo, os independentistas, que venceram as eleições com maioria absoluta, ainda não formaram executivo, obrigando o Governo central a manter a sua intervenção na região autónoma por tempo indeterminado.

Leia a notícia completa no El País (acesso gratuito / conteúdo em castelhano).

The New York Times

Atirador da Flórida foi preso. Tem 19 anos e tinha sido expulso

Os norte-americanos assistem, mais uma vez, a um tiroteio mortal numa escola. Desta vez numa escola do ensino secundário, a Marjory Stoneman Douglas High School, na Flórida, que vitimou, pelo menos 17 pessoas. O atirador é um antigo estudante que foi expulso por “razões disciplinares”. Nikolas Cruz, de 19 anos, foi detido pelas autoridades. Testemunhas que o conhecem descrevem-no como “um miúdo problemático”, que gostava de exibir as suas armas e que se vangloriava de matar animais e cuja mãe chegou a chamar a polícia a casa para falar com ele.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso gratuito / conteúdo em inglês).

Bloomberg

África do Sul acorda sem o presidente. Cyril Ramaphosa assume presidência

A África do Sul acordou, pela primeira vez em nove anos, sem o presidente Jacob Zuma no cargo. Zuma anunciou a demissão “com efeitos imediatos” na quarta-feira, acatando as ordens do partido Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), numa altura em que enfrenta acusações de corrupção e favorecimento indevido de empresários de quem é amigo, em prejuízo da economia sul-africana. A sua demissão traz o fim de “um mandato ignominioso que manchou a democracia e prejudicou a economia da nação”. O vice-presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, deverá assumir a presidência esta quinta-feira.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso gratuito / conteúdo em inglês).

Estado de São Paulo

PGR rejeita pedido de Lula para evitar prisão

Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, acusado de receber subornos que utilizou para ampliar um apartamento. O antigo presidente do Brasil, e agora candidato às eleições legislativas deste ano, apresentou um habeas corpus preventivo para evitar a prisão, mas a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, recusou o pedido. No parecer que emitiu, a procuradora defendeu a execução da pena depois de a defesa de Lula ter esgotado todos os recursos contra as condenações.

Leia a notícia completa no Estado de São Paulo (acesso gratuito).

The Guardian

Netflix fecha contrato recorde com criador de Glee

A Netflix fechou um contrato milionário com Ryan Murhpy, criador de séries como Glee ou American Horror Story: 300 milhões de dólares (cerca de 242 milhões de euros), um valor sem precedentes. Murphy irá, assim, abandonar a Fox e criar séries exclusivamente para a plataforma de streaming, durante os próximos cinco anos.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso gratuito / conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião