Inflação sobe mais do que o esperado. Wall Street em stress

A pressão vendedora voltou aos mercados norte-americanos, no dia em que se soube que a inflação subiu mais do que o antecipado em janeiro, pondo em causa o ritmo gradual de subida de juros da Fed.

As bolsas norte-americanas voltaram às quedas. Abriram esta quarta-feira em terreno negativo, depois de se saber que a inflação nos Estados Unidos subiu mais do que o esperado, segundo a Reuters. Renovam-se assim os receios dos investidores de que os juros vão subir a uma velocidade superior ao esperado este ano.

Neste contexto, e depois de os futuros terem estado a cair 1% antes da abertura das bolsas, o S&P 500 está a cair 0,32% para um valor inferior a 2.655 pontos. O industrial Dow Jones recua 0,48% para próximo dos 24.518 pontos e o tecnológico Nasdaq derrapa 0,26%, baixando a fasquia dos 7.000 pontos.

De acordo com a Reuters, o índice de preços no consumidor avançou 0,5% em janeiro. A inflação incidiu especialmente nos combustíveis, no alojamento e nos cuidados de saúde, segundo dados do Departamento do Trabalho.

A inflação tem sido apontada como um dos principais fatores na origem de dois mini-crashs em Wall Street na semana passada. Segundo alguns analistas, os investidores temem que a Fed acelere a subida dos juros este ano, o que penalizará as empresas, sobretudo as mais endividadas.

A correção nos mercados bolsistas começou logo no início do mês mas acentuou-se na segunda-feira da semana passada, com o Dow Jones a afundar mais de 4%. Na última quinta-feira caiu 3,75%. No entanto, desde a última sexta-feira, os ânimos pareciam ter acalmado, com o índice a fechar sucessivamente em terreno positivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação sobe mais do que o esperado. Wall Street em stress

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião