Portugal volta aos mercados na próxima quarta-feira

O IGCP vai realizar dois leilões de obrigações do Tesouro a cinco e a dez anos.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai realizar na próxima quarta-feira, dia 14 de fevereiro, dois novos leilões de dívida. Em causa estarão duas emissões de Obrigações do Tesouro a cinco e a dez anos onde o IGCP pretende colocar um montante até aos 1,25 mil milhões de euros. A emissão acontece às 10h30.

“O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 14 de fevereiro pelas 10h30 horas dois leilões das OT com maturidade em 17 de outubro de 2022 e 17 de outubro de 2028, com um montante indicativo global entre 1000 milhões de euros e 1250 milhões de euros”, anunciou esta sexta-feira a entidade liderada por Cristina Casalinho.

No início do ano, o IGCP fez uma emissão sindicada que cobriu um quinto das necessidades de financiamento da República para o ano de 2018. Com a ajuda dos bancos, o Estado colocou 4.000 milhões de euros em Obrigações do Tesouro. A agência que gere a dívida pública tem aproveitado a queda dos juros portugueses nos mercados para emitir dívida.

Nessa altura a procura foi forte e, por isso, a taxa final desceu: “Taxa de referência de 2,05%, a taxa mais baixa nestas aplicações nos últimos anos”, disse na altura o Ministério das Finanças. A procura atingiu os 17,1 mil milhões de euros, quatro vezes mais do que a Portugal queria.

Recentemente, os juros portugueses estiveram de novo abaixo de 2% após o acordo realizado entre Angela Merkel e Martin Schulz. O novo Governo da Alemanha levou os juros das obrigações da periferia da zona euro a cair.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal volta aos mercados na próxima quarta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião