? Em que carruagem vai a economia portuguesa no comboio europeu?

Portugal vai crescer ligeiramente mais do que Bruxelas estava inicialmente à espera, mas o país vai perder o comboio do crescimento económico da União Europeia nos próximos dois anos. Afinal, em que carruagem estamos a ir?

A Comissão Europeia está ligeiramente mais confiante no crescimento português, tendo revisto uma décima em alta os números para o período 2017 a 2019. A perspetiva de Bruxelas para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano vai ao encontro da do ministro das Finanças, Mário Centeno. Mas a tendência de abrandamento mantém-se e o PIB português crescerá aquém do conjunto dos países comunitários.

Os dados foram revelados esta quarta-feira, no âmbito das Previsões de Inverno da Comissão Europeia. Quando olham para Portugal, os peritos de Bruxelas veem uma economia em recuperação clara: o primeiro semestre de 2017 foi forte (com um crescimento de 2,9%) e o terceiro trimestre do ano passado ficou marcado pelo fortalecimento do consumo privado, nomeadamente de bens duradouros. Daí a revisão em alta do crescimento estimado para o ano passado, dos anteriores 2,6%, para 2,7% — um número que supera em uma décima a estimativa do Governo português.

Já para 2018 o crescimento previsto é de 2,2% (no outono Bruxelas antecipava um aumento de 2,1% do PIB) e para 2019 espera-se uma subida de 1,9% do PIB (também uma décima acima da anterior previsão).

Apesar da melhoria das expectativas, a economia nacional voltará a crescer abaixo da média da União Europeia e da zona euro em 2018 e 2019. É que a média do crescimento dos restantes Estados-membros também foi revista em alta, esperando-se agora uma subida de 2,3% tanto no conjunto da moeda única, como na União Europeia, e de 2% em 2019, também para ambos os agregados. Vamos em que carruagem? Na 23ª.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

? Em que carruagem vai a economia portuguesa no comboio europeu?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião