Moedas virtuais em queda. Bitcoin tem o pior mês de sempre

  • Juliana Nogueira Santos
  • 2 Fevereiro 2018

Não há nenhuma moeda virtual que escape às quedas nesta sexta-feira. A bitcoin já está nos 8 mil dólares, efetivando-se assim a pior semana da história deste ativo.

Não está a ser um início de ano fácil para as criptomoedas, e muito menos para os investidores nestes ativos. Após ter duplicado de valor em menos de um mês, a Bitcoin já perdeu 15% nas últimas 24 horas e perdeu já 44 mil milhões em valor de mercado num só mês. Mas não é só a moeda virtual mais popular que está a ser castigada.

Enquanto a Bitcoin segue a valer 8.191 dólares — sendo que já esteve perto dos 19 mil dólares em dezembro — a Ethereum acumula já perdas diárias de 22%, cotando nos 874 dólares. A Ripple já perdeu 32% nas últimas 24 horas, valendo apenas 74 cêntimos, e a Litecoin desvalorizou 21% no mesmo período, para 122 dólares.

Bitcoin cai para 8.000 dólares

Fonte: Reuters

Na lista principal de receios dos investidores estão o apertar do cinto por parte dos reguladores mundiais, que continuam a olhar para as criptomoedas como ativos de risco e até bolhas, bem como as mais recentes notícias que dão conta de uma investigação levada a cabo pelo regulador dos mercados norte-americanos a várias empresas envolvidas na negociação destes ativos.

“O sentimento em relação às moedas virtuais está a tornar-se amargo, com notícias negativas a chegarem da esquerda, direita e centro“, afirmou Fawad Razaqzada, analista da FOREX.com à Reuters. “A preocupação de que o Facebook está a banir os anúncios e que as maiores corretoras estão a encerrar portas tem estado a acalmar a euforia e algumas pessoas estão mesmo a pensar duas vezes antes de investir o seu dinheiro ganho com esforço em moedas digitais”.

Nas redes sociais todos estão a #HODL

No lar das criptomoedas, as reações são aos milhares. Os investidores têm utilizado as redes sociais para expressar o seu receio em relação a estes dias negros. No entanto há muitos que recusam a deitar a toalha ao chão, apregoando #HODL. Esta expressão utilizada no mundo das moedas digitais significa “hold on to your dear life” — em português algo como agarra-te à tua querida vida — tem sido usada como mote de vida nos momentos mais difíceis.

E enquanto há uns que se mantêm esperançosos, há outros que pensam já em desistir e serem derrotados pelos mercados. “Que o Deus das criptomoedas tenha misericórdia das nossas almas”, escreve um utilizador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moedas virtuais em queda. Bitcoin tem o pior mês de sempre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião