APA: Foram as indústrias do papel a poluir o Tejo

  • ECO
  • 31 Janeiro 2018

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente os níveis de celulose estavam cinco mil vezes acima dos níveis recomendado, revelaram as análises. A Celtejo será responsável por 90% das descargas.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) confirma que terão sido as indústrias de pasta de papel acima do açude de Abrantes as responsáveis pela poluição do Tejo, com a Celtejo a contribuir para a maioria das descargas, avança o Observador.

A carga orgânica que se tornou visível no rio Tejo, na zona de Abrantes, foi provocada pelas indústrias de pasta de papel acima do açude, confirmou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em conferência de imprensa. As análises detetaram níveis de celulose cinco mil vezes acima dos níveis recomendados.

Nuno Lacasta, presidente da APA, responsabiliza todas as fábricas de papel da região, mas reconhece que a Celtejo é responsável por 90% das descargas deste tipo de indústrias que chegam ao rio na zona em causa.

Durante dez dias, a Celtejo terá de reduzir as descargas a metade. Passado este período, a 5 de fevereiro, será feita uma reavaliação da poluição no rio. Só nesta altura ficará definido o volume de reduções necessário, a atribuir tanto à Celtejo como às restantes papeleiras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APA: Foram as indústrias do papel a poluir o Tejo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião