Altice disponível para responder às “sérias dúvidas” sobre a compra da TVI

Concorrência levantou "sérias dúvidas" ao negócio de compra da Media Capital pela Altice. Grupo francês relativiza receios das autoridades e mostra-se disponível para desfazer qualquer preocupação.

A Autoridade da Concorrência (AdC) levantou “sérias dúvidas” sobre a compra da Media Capital, dona da TVI, mas o grupo francês Altice relativiza esses receios e mostra-se disponível para colaborar com as autoridades no sentido de desfazer qualquer preocupação com o negócio.

“As preocupações vertidas na notícia não constituem novidade e são usuais em processos anteriores noutros mercados, tendo a Altice respondido sempre positivamente às mesmas”, disse fonte oficial da Altice numa resposta enviada à imprensa.

“A Altice colaborará com a AdC na resposta às suas preocupações, tendo em vista a boa conclusão do processo decisório sobre a transação, que é relevante para a subsistência do setor dos media e, logo, do futuro da Media Capital, num ambiente de mudança acelerado em que vivem os media e os consumidores”, afirma o grupo francês na mesma resposta.

A reação surge depois da decisão preliminar da passagem a investigação aprofundada por parte da AdC em relação ao negócio de compra da Media Capital pela Altice por 430 milhões de euros. Nessa decisão, o regulador revelou que a operação suscita “sérias dúvidas” pelas consequências que poderá trazer às operadoras concorrentes.

A notícia foi avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que cita o documento da AdC: “Existem indícios de que a entidade resultante da operação de concentração terá a capacidade e, provavelmente, o incentivo, para implementar uma estratégia de encerramento dos mercados retalhistas de televisão por subscrição e multiple play“.

"As preocupações vertidas na notícia [do Jornal de Negócios] não constituem novidade e são usuais em processos anteriores noutros mercados, tendo a Altice respondido sempre positivamente às mesmas.”

Altice

Deste modo, esta estratégia poderá “ser implementada através da recusa de fornecimento dos canais TVI” ou “através do aumento dos preços de venda desses canais a um ou mais dos concorrentes da Altice/Group Media Capital nos mercados retalhistas”, destaca o regulador.

Apesar das dúvidas levantadas pelo regulador, a Altice repete “a total confiança na AdC e no seu processo de decisão”.

(Notícia atualizada às 16h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice disponível para responder às “sérias dúvidas” sobre a compra da TVI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião