Vistos gold caem, mas trazem mais imigrantes para Portugal. Esta e outras notícias nos jornais nacionais

  • ECO
  • 25 Janeiro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O número de imigrantes que obtiveram vistos gold para Portugal está a diminuir, mas quem os obtém está a trazer mais familiares para o país. No Governo, as sagas “apagão das transferências para offshore” e “assalto de Tancos” continuam. Estas são algumas das notícias que marcam esta quinta-feira.

Há menos vistos gold, mas vêm mais imigrantes

O número de imigrantes que obtiveram um visto gold, a autorização de residência atribuída a quem investe em Portugal, diminuiu no ano passado. Ao todo, foram concedidos 1.351 destes vistos, abaixo dos 1.414 que tinham sido atribuídos em 2016. Ainda assim, quem consegue a autorização está a trazer mais pessoas consigo. Contando com os familiares destes investidores, entraram em Portugal, no ano passado, 2.678 imigrantes, no âmbito dos vistos gold, o que representa um aumento de 14%. Leia a notícia completa no Diário de Notícias.

Inquérito contra agentes da PSP acusados de agressões é arquivado

O inquérito que decorria contra um subcomissário e dois agentes da PSP da Brandoa, na Amadora, foi arquivado. O juiz de instrução criminal desconsiderou “todos os factos” da acusação do Ministério Público, que indiciou os agentes e o subcomissário por terem agredido violentamente um homem, em março de 2017. Para além da acusação por ofensa à integridade física qualificada, o subcomissário foi ainda acusado de falsificação de documento e de denúncia caluniosa, uma vez que o Ministério Público considerou que o oficial mentiu quando redigiu o auto de notícia. Contudo, o único facto que foi considerado provado foi que os arguidos, as vítimas e as testemunhas se encontravam no local e hora referidos na acusação. Leia a notícia completa no Diário de Notícias.

Caso de Tancos está fechado

O Exército concluiu, na semana passada, os processos disciplinares instaurados a quatro militares, no âmbito do caso de roubo de material militar de Tancos, e não vai revelar mais nenhuma informação sobre este assunto. O tenente-coronel Vicente Pereira explica que os processos disciplinares contêm “matéria pessoal dos militares”, pelo que “mais nenhuma informação será desclassificada”. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

PJ está a investigar “apagão” das transferências para offshore

Afinal, o caso do “apagão” das transferências para territórios offshore não está esquecido pelo Governo, garantiu o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, na quarta-feira. A Polícia Judiciária foi envolvida na investigação que está a ser liderada pelo Ministério Público e, enquanto decorrerem as investigações judiciais, o Fisco não vai avançar com autos para apurar eventuais responsabilidades dos serviços. Em causa estão transferências realizadas para paraísos fiscais, entre 2011 e 2014, no valor global de 10 mil milhões de euros, que não foram contabilizadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Estado falha no controlo da segurança e saúde no trabalho

Portugal falha nas medidas de controlo da segurança e saúde no trabalho, alerta o Conselho da Europa, num relatório em que conclui que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) faz muito pouco. A entidade aponta ainda que há cada vez menos inspetores e que os trabalhadores abrangidos por ações de inspeção caíram a pique. Leia a notícia completa na TSF.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vistos gold caem, mas trazem mais imigrantes para Portugal. Esta e outras notícias nos jornais nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião