Excedente comercial encolhe 500 milhões até novembro

A evolução do turismo não foi suficiente para compensar do aumento do peso das importações de bens sobre a balança comercial.

Portugal continua a registar excedente comercial, mas este é cada vez menor. No conjunto de janeiro a novembro do ano passado, o segmento do turismo contribuiu para aumentar o excedente da balança de serviços em mais de dois mil milhões de euros, mas esta evolução não foi suficiente para compensar o aumento do peso das importações de bens. Feitas as contas, o excedente da balança de bens e serviços reduziu-se em mais de 500 milhões de euros neste período.

Os números foram divulgados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal. “Até novembro de 2017, a balança de bens e serviços registou um excedente de 3.838 milhões de euros, menos 513 milhões de euros do que no período homólogo”, pode ler-se na nota emitida esta manhã.

A justificar esta quebra está o facto de as importações terem acelerado mais do que as exportações. Neste período, as vendas de Portugal para o exterior cresceram 11,9% (10,7% nos bens e 14,2% nos serviços) enquanto as importações aumentaram 13,5% (14,1% nos bens e 10,9% nos serviços).

Assim, o aumento do excedente da balança de serviços, em 2.146 milhões de euros, para um total de 14,4 mil milhões de euros, “foi insuficiente para compensar o incremento do défice da balança de bens, de 2.658 milhões de euros”, para um défice total de 10.620 milhões de euros.

Feitas as contas, a balança comercial de bens e serviços registou um excedente de 3.838 milhões até novembro de 2017.

Turismo representa 70% da balança de serviços

A contribuir para a evolução positiva da balança de serviços esteve, sobretudo, o turismo. As receitas turísticas ascenderam a quase 1,3 mil milhões de euros só no mês de novembro e, feitas as contas, no conjunto dos 11 primeiros meses de 2017, totalizaram 14,4 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 22% face a igual período de 2016.

Significa isto que, por dia, os turistas internacionais deixaram mais de 43 milhões de euros em Portugal. Por seu lado, os turistas portugueses gastaram um total de 3,94 mil milhões de euros no estrangeiro, entre janeiro e novembro de 2017.

Assim, o excedente da balança de viagens e turismo ultrapassou os 10 mil milhões de euros neste período, representando mais de 70% do total do excedente da balança de serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Excedente comercial encolhe 500 milhões até novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião