5 coisas que vão marcar o dia

É dia de a Fitch visitar Portugal, de a Sonae revelar as receitas das vendas preliminares e de a Justiça assinalar o novo ano judicial. Lá fora, os olhos estão postos no PIB chinês.

Lisboa recebe a visita da Fitch, que cá organiza uma conferência sobre as perspetivas de crédito em 2018. A praça lisboeta recebe ainda os números das vendas preliminares da Sonae. No Supremo Tribunal, marca-se o início de mais um ano judicial, e as grandes personalidades da Justiça vão estar presentes. Do INE saem novidades sobre a taxa de juro implícita no crédito à habitação no último mês de dezembro. Lá fora, é a economia da China a puxar a atenção dos investidores, com a revelação do PIB do ano passado.

Fitch vem a Lisboa

A agência de notação financeira Fitch dirige o seminário “Perspetivas de crédito 2018”, que terá lugar em Lisboa, da parte da manhã, entre as 9 horas e o meio-dia. A agência começa por debruçar-se sobre a perspetiva económica e global soberana, passará pelos temas crédito corporativo europeu e finanças estruturadas e obrigações cobertas, e, por fim, dará as perspetivas que tem para os bancos.

Sonae levanta o véu das vendas

A Sonae revela as receitas das vendas preliminares de 2017. A cotada concorrente, a Jerónimo Martins, animou recentemente os investidores com uma subida de 11,3% neste indicador face a 2016. Faturou 16,3 mil milhões de euros com as vendas, apoiada sobretudo pelos negócios na Polónia.

A Justiça senta-se no Supremo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, vai receber no Supremo Tribunal os grandes responsáveis do mundo da Justiça, para marcar o início do ano judicial. Estarão presentes o presidente do supremo Tribunal de Justiça, Henriques Gaspar, a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, e a Ministra da Justiça, Francisca Dunem, que recentemente se mostrou a favor do terminus do mandato da líder da Procuradoria Geral. Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não faltará.

Taxa de juro da habitação bate à porta

O Instituto Nacional de Estatística vem divulgar as Taxas de Juro Implícitas no Crédito à Habitação, relativas a dezembro de 2017. No último mês em que foi divulgada, novembro, “a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se nos 1,017% em novembro, valor superior em 0,1 pontos base ao observado em outubro. A prestação média vencida diminuiu 1 euro em relação ao mês anterior, fixando-se em 239 euros”, detalha o INE no relatório. Também em relação a dezembro, o mesmo gabinete de estatística irá lançar a Síntese Económica de Conjuntura.

China e EUA na mira. As grandes economias dão sinais

É dia de conhecer o PIB chinês. De acordo com os analistas da Bloomberg, a economia chinesa terá conseguido uma expansão homóloga de 6,8% em 2017. Segundo a agência noticiosa, 2018 pode marcar a reviravolta na economia da China, pois prevê-se a primeira aceleração desde 2010, o ano em que o seu PIB se posicionou no segundo lugar do pódio mundial. Já a maior economia do mundo, a dos EUA, irá ser confrontada com as estatísticas semanais dos pedidos de subsídio de desemprego, que vêm dar pistas sobre a força desta potência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião