Manuel Caldeira Cabral vai estar em Davos com… will.i.am

O ministro da Economia português vai estar num painel com o cantor e empreendedor norte-americano, will.i.am. Já o primeiro-ministro vai partilhar o palco com líderes europeus sobre o futuro da UE.

William James Adams Junior — ou will.i.am — é um rapper norte-americano mais conhecido por ter integrado a banda Black Eyed Peas. Mais recentemente, o artista tem sido notícia no mundo do empreendedorismo por fundar uma startup tecnológica. Na próxima terça-feira, will.i.am vai partilhar o palco com Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia português, numa sessão sobre educação em Davos, um encontro promovido pelo Fórum Económico Mundial.

As tendências do mercado apontam para um previsão: no futuro, o talento relacionado com ciência, tecnologia, engenharia e matemática irá ditar a criação de emprego no futuro. Segundo a descrição da sessão, até 2020 deverão ser criados dois milhões de postos de trabalho nessas áreas. O que pode ser feito para que a procura por pessoas qualificadas nestes ramos tenha a oferta correspondente?

É a esta resposta que Manuel Caldeira Cabral, will.i.am, Suzanne Fortier (diretora da Universidade de McGill, Canadá), Steve Rusckowski (CEO da Quest Diagnostics) e Robert Zimmer (presidente da Universidade de Chicago) vão responder no dia 23 de janeiro na Suiça no encontro de Davos. A sessão, que é promovida pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), conta com a diretor geral da estrutura, Fabiola Gianoti. A moderação caberá a Lynda Gratton, professor de gestão na London Bussiness School.

Primeiro-ministro debate a Europa com outros líderes europeus

O destaque em português não vai só para Manuel Caldeira Cabral. António Costa estará ao lado de Cecilia Malmström, comissária europeia do comércio, e Leo Varadkar, primeiro-ministro irlandês, para discutir o futuro do projeto europeu. A sessão será moderada por Peter Limbourg, o diretor-geral da Deutsche Welle, e acontece a 25 de janeiro.

Além do primeiro-ministro, vão estar em Davos vários nomes nacionais como é o exemplo de Carlos Moedas, o comissário europeu para a inovação, que vai intervir em três painéis na Suíça ao longo dos três dias deste encontro mundial. O português vai falar sobre a internet of things, o investimento europeu na inovação e no empreendedorismo tecnológico e sobre a investigação científica.

Além de Moedas, também António Guterres, atual secretário-geral das Nações Unidas, vai fazer um discurso em Davos. Segundo a lista de convidados, Mário Centeno também estará presente já enquanto presidente do Eurogrupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Manuel Caldeira Cabral vai estar em Davos com… will.i.am

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião