Bolsa abre na linha da água após quatro sessões em baixa

Lisboa com arranque tímido e com apenas seis cotadas a negociar em terreno positivo. Destaque para os CTT e para a EDP Renováveis. Mas sentimento nacional pode quebrar com menor apetite lá fora.

A bolsa de Lisboa abriu ligeiramente acima da linha de água, depois de quatro sessões em baixa. Meia dúzia de cotadas davam algum fulgor ao mercado nacional nos primeiros minutos. Mas o sentimento positivo no arranque é ainda muito tímido e pode quebrar face à evolução menos positiva lá fora.

O PSI-20, o principal índice português, avança ligeiros 0,04% para 5.626,06 pontos. Recupera um pouco do fôlego após quer encerrado no vermelho nas últimas quatro sessões. Dão alguma sustentação as ações da EDP Renováveis e dos CTT, com altas de 0,35% e 0,85%, respetivamente.

“A deterioração da envolvente externa deverá pesar sobre a abertura da bolsa nacional. Assim sendo, é natural que se assista a uma realização de mais‐valias nos títulos que mais se valorizaram desde o início do ano”, sublinham os analistas do BPI no seu Diário de Bolsa. “Neste contexto, os CTT podem representar uma exceção. Na fase atual, a ação é mais influenciada por fatores e notícias específicas da empresa e não tanto pelo sentimento global dos mercados acionistas”, referem ainda.

Do lado negativo, as ações da Jerónimo Martins estão sob pressão vendedora nos primeiros minutos. Cedem 0,778% para 17,19 euros. Nos e Navigator também estão em baixa de 0,18% e 0,79%, respetivamente.

Na Galp, depois da notícia de um incêndio na plataforma no campo de Lula ter paralisado a produção nesta quarta-feira, as ações da petrolífera nacional encontram-se na corda bamba: sobem 0,03% para 16,1 euros.

No plano internacional, com a bolsa de Milão a liderar as perdas (-0,56%), as restantes principais praças seguiam em baixa entre 0,2% e 0,3%. Era o caso de Frankfurt, Paris, Madrid e Londres.

"A deterioração da envolvente externa deverá pesar sobre a abertura da bolsa nacional. Assim sendo, é natural que se assista a uma realização de mais‐valias nos títulos que mais se valorizaram desde o início do ano.”

Analista

Diário de Bolsa

(Notícia atualizada às 8h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa abre na linha da água após quatro sessões em baixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião