Wall Street prolonga ganhos à boleia dos lucros da banca

Esta sexta-feira, vários bancos reportaram lucros que superaram as expectativas do mercado. O dólar não acompanha a tendência positiva.

As bolsas norte-americanas voltaram a abrir em alta na última sessão da semana, depois de vários bancos terem apresentado lucros que superaram as expectativas do mercado. Em sentido contrário, o dólar vai negociando em mínimos de quatro meses, numa altura em que o euro dispara com a antecipação de uma subida da taxa de juro, por parte do Banco Central Europeu (BCE).

O índice de referência S&P 500 abriu a valorizar 0,16%, para os 2.772,12 pontos, enquanto o industrial Dow Jones avança 0,42%, para os 25.683,24 pontos. Já o tecnológico Nasdaq mantém-se praticamente inalterado, a subir apenas 0,04%, para os 7.214,87 pontos.

Este movimento verifica-se depois de o JPMorgan ter revelado um lucro superior a quatro mil milhões de dólares no quarto trimestre do ano passado. O resultado representa uma queda de 37% em relação a igual período de 2016, penalizado pelos custos fiscais superiores a dois mil milhões de dólares, mas ficou acima das expectativas dos analistas.

Também a BlackRock prestou contas esta sexta-feira. A gestora de ativos norte-americana reportou lucros de 2,3 mil milhões de dólares no quarto trimestre, que comparam com lucros de 851 milhões no final de 2016, um resultado que também ficou bastante acima do que era antecipado pelo mercado.

O dólar não acompanha esta tendência positiva. O euro está a valorizar mais de 0,8% face à moeda norte-americana e já vale 1,21 dólares. Isto numa altura em que os investidores têm cada vez menos dúvidas de que o BCE deverá passar a cobrar menos para os bancos depositarem dinheiro nos seus cofres até ao final do ano, marcando o fim de uma era na Zona Euro com juros em zero.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street prolonga ganhos à boleia dos lucros da banca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião