5 coisas que vão marcar o dia

O Banco de Portugal divulga os dados mais recentes sobre a estabilidade do sistema financeiro, no mesmo dia em que o alojamento local vai ser discutido e votado no Parlamento.

Esta sexta-feira é dia de conhecer novos dados sobre a estabilidade do sistema financeiro nacional, publicados pelo Banco de Portugal, e também de ficar a saber como evoluiu a inflação na Zona Euro no último mês do ano passado. No campo político, o Parlamento vai discutir e votar vários projetos de lei para alterar o regime que regula o alojamento local. Lá fora, os Estados Unidos revelam novas estatísticas sobre o emprego.

Banco de Portugal avalia estabilidade financeira

O Banco de Portugal vai publicar o mais recente Relatório de Estabilidade Financeira, relativo ao terceiro trimestre do ano passado. No último relatório que publicou, relativo ao mês de dezembro, o regulador da banca mostrou-se preocupado com o elevado endividamento do país e admitiu apertar os critérios de avaliação por parte dos bancos na concessão de crédito.

Parlamento discute alojamento local

Os deputados vão discutir, esta manhã, quatro projetos de lei, do PS, Bloco de Esquerda, PCP e CDS-PP, para alterar o regime jurídico que regula a exploração de alojamento local. Em cima da mesa estão várias propostas: desde a introdução de quotas para limitar o número de alojamentos locais, a serem determinadas pelas freguesias em causa, propostas pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP, à obrigatoriedade de uma autorização do condomínio para que a exploração de alojamentos locais seja permitida, proposta pelo PS e pelo CDS-PP.

Candidaturas às rendas acessíveis em Lisboa acabam hoje

Termina esta sexta-feira o período de candidaturas ao Programa Renda Condicionada da Câmara Municipal de Lisboa, que disponibiliza 14 habitações municipais com rendas entre os 114 e os 268 euros. O atual programa conta com casas de tipologias entre T1 e T3, nas freguesias de Marvila, Olivais, Parque das Nações, Santa Clara e Santa Maria Maior. As candidaturas podem ser feitas no site da iniciativa Re-Habitar Lisboa.

Eurostat divulga dados da inflação na Zona Euro

O Eurostat divulga os dados da inflação na Zona Euro, relativos a dezembro de 2017, numa altura em que este indicador se encaminha rumo ao objetivo de 2% estabelecido pelo Banco Central Europeu (BCE). Em novembro, a inflação na Zona Euro ficou aquém das expectativas dos economistas, fixando-se em 1,5%, depois de ter subido 1,4% em outubro.

EUA divulgam dados do emprego

As autoridades norte-americanas vão divulgar novos dados sobre o mercado de trabalho no país, incluindo a taxa de desemprego, a criação de emprego e o rendimento médio por hora, relativos a dezembro. Os economistas consultados pela Bloomberg antecipam que tenham sido criados 190 mil postos de trabalho e que a taxa de desemprego tenha ficado inalterada em 4,1% no último mês do ano passado, enquanto os salários deverão ter aumentado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião