Entrada no Montepio divide administradores da Santa Casa

  • ECO
  • 24 Dezembro 2017

Há administradores da Santa Casa que ainda não decidiram como irão votar a proposta de entrada da instituição de solidariedade no capital do Montepio.

A entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no capital do Montepio Geral não é um tema consensual entre a administração da instituição de solidariedade. Segundo noticia o Público (acesso condicionado) este domingo, há administradores que ainda não decidiram como irão votar quando a proposta for discutida.

De acordo com o mesmo jornal, Edmundo Martinho, provedor da SCML, deverá poder contar com os votos favoráveis do vice-provedor da instituição, João Pedro Correia, e de dois vogais com ligação ao PS (Sérgio Cintra e Filipa Klut). Ficam a faltar Helena Lopes da Costa, ex-deputada do PSD, e Ricardo Alves Gomes, que já foi adjunto de um governo PSD, ambos trazidos para a Santa Casa pelo antigo provedor, Pedro Santana Lopes.

A travar a operação poderá ainda estar a assembleia geral da irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, presidida por Bagão Félix, que se tem oposto firmemente à participação no capital do Montepio. Esta organização depende do Patriarcado, mas tem fortes ligações, até legais, à Santa Casa.

O provedor da irmandade, Pedro de Vasconcelos, refere ao Público que não é “impossível a irmandade vir a pronunciar-se” sobre a operação, ainda que admite que “o momento próprio para isso ainda não chegou”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrada no Montepio divide administradores da Santa Casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião