O seu antigo iPhone está lento? A Apple abrandou-o de propósito

  • Juliana Nogueira Santos
  • 22 Dezembro 2017

A tecnológica justificou que, para prevenir encerramentos inoportunos e perda de dados, vai reduzindo a velocidade de desempenho dos seus dispositivo à medida que a saúde da bateria se deteriora.

Há muito que os utilizadores de iPhone mantinham entre si uma teoria da conspiração que a Apple abrandava a velocidade dos dispositivos mais antigos à medida que o tempo passa. Esta semana, a Apple veio confirmar que a teoria é real, mas tem uma justificação razoável: a bateria.

O assunto ocupou os tópicos das redes sociais quando, no Reddit, um utilizador afirmou que a forma de acelerar o desempenho de um iPhone mais antigo é substituir a bateria. Aí começou uma discussão à escala global acerca das motivações da marca criada por Steve Jobs, com muitos a revoltarem-se contra este negócio que quer que os clientes renovem o telemóvel a cada edição que passa.

Após linhas e linhas de texto escrito, a Geekbench, uma plataforma de análise tecnológica, confirmou as suspeitas e a Apple não teve qualquer opção senão admitir que era intencional. Em declarações oficiais aos meios de comunicação, a tecnológica justificou que, para prevenir encerramentos inoportunos e perda de dados, vai reduzindo a velocidade de desempenho dos seus dispositivo à medida que a saúde da bateria se deteriora.

“As baterias de lítio ficam menos capazes de fornecer energia em picos de necessidade com condições climatéricas mais frias, com níveis mais baixos de bateria e à medida a que envelhecem o que pode resultar em encerramentos inesperados para proteger as componentes eletrónicas”, afirmou a marca. A ferramenta de abrandamento foi integrada nos dispositivos no ano passado.

A empresa deixa ainda claro que, com isto, não quer obrigar os seus clientes a trocar de dispositivos frequentemente visto que todos os aparelhos têm um tempo médio de uso de três anos. Os especialistas acreditam que, se as baterias forem trocadas, este período pode ser alargado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O seu antigo iPhone está lento? A Apple abrandou-o de propósito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião