Livrarias “a arder”. Manuais escolares do 1º ciclo ainda não foram pagos pelo Governo

  • ECO
  • 22 Dezembro 2017

O gabinete do ministro da Educação já respondeu à denúncia e garante que a situação está a ser resolvida.

O Governo prometeu manuais escolares gratuitos aos alunos do 1º ciclo mas, até agora, ainda não os pagou. O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, conta à TSF que as papelarias e livrarias ainda não receberam quaisquer pagamentos, e refere que algumas já estão em fase de pré-falência. Em resposta, o ministério da Educação admite os atrasos e garante que está a resolver o problema, avança a mesma fonte esta sexta-feira.

Filinto Lima diz ter sido informado de que os pagamentos não serão feitos neste ano civil. Admite a importância da gratuitidade dos manuais junto dos alunos, mas alerta que a falta de pagamentos do Governo está a levar algumas papelarias e livrarias de menor dimensão à pré-falência.

O gabinete do ministro da Educação já respondeu à denúncia do diretor da associação foi feita uma transferência para todas as escolas com base numa estimativa do número de alunos inscritos no estabelecimento. No entanto, o número de alunos efetivamente inscritos ultrapassou as previsões e o acerto ainda não foi feito.

No passado mês de novembro, o Parlamento aprovou o alargamento da gratuitidade dos manuais escolares ao segundo ciclo do Ensino Básico, numa proposta apresentada pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Livrarias “a arder”. Manuais escolares do 1º ciclo ainda não foram pagos pelo Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião