Direto Independentistas com maioria absoluta. Ciudadanos é o mais votado

  • ECO
  • 21 Dezembro 2017

Cinco milhões de eleitores foram chamados às urnas para decidir o futuro da Catalunha. O Ciudadanos é o partido com mais votos, mas em conjunto os independentistas conquistaram a maioria absoluta.

Esta quinta-feira, mais de cinco milhões de eleitores foram chamados às urnas para decidir o futuro da Catalunha. O Cidadanos foi o partido mais votado (25,37% dos votos e 37 deputados eleitos), mas os partidos independentistas — o Junts per Catalunya de Carlos Puigdemont e ERC — conquistaram a maioria absoluta no Parlamento. As duas forças conseguiram 34 e 32 deputados, respetivamente.

As primeiras projeções deram o mote desde o início. Os catalães votaram mais no Cidadãos e na Esquerda Republicana, resultando assim num empate técnico. Mas cedo se percebeu que o bloco independentista estava com a maioria dos votos.

Estas eleições atingiram níveis de participação recorde –81%. Algo inédito e que representou uma subida de quase seis pontos percentuais face a 2015.

Acompanhe em direto todos os desenvolvimentos desta ida às urnas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Independentistas com maioria absoluta. Ciudadanos é o mais votado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião