CTT em greve quinta e sexta-feira e com plano de contingência

  • ECO
  • 20 Dezembro 2017

Profissionais das lojas CTT e carteiros param esta quinta e sexta-feira. Entidade não prevê efeitos significativos, mas já ativou plano de contingência.

Esta quinta e sexta-feira, os trabalhadores dos CTT não vão trabalhar. À greve devem aderir os profissionais da rede de atendimento (lojas) e de distribuição postal (carteiros). De fora ficam os agentes que prestam serviços de pagamento PayShop e os que trabalham em postos explorados por parceiros dos CTT. Os Correios de Portugal concluem, por isso, que os efeitos não serão “muito sentidos”.

“Na rede de cerca de 600 lojas próprias CTT, não se prevê que o impacto seja significativo. Em caso de necessidade, os clientes poderão optar por um dos mais de 1700 postos de correio não abrangidos pela greve“, explica o serviço, em comunicado.

Ainda que se antevejam consequências mínimas, já foi colocado em funcionamento um plano de contingência, que inclui a realização de distribuições extraordinárias em alguns locais do país no próximo sábado e terça-feira.

“Esta paralisação não terá qualquer impacto na distribuição de vales de pensões, uma vez que os mesmos estão já todos entregues”, acrescenta também a mesma entidade.

Esta terça-feira, os CTT apresentaram o seu plano de reestruturação, que prevê uma poupança de até 45 milhões de euros a partir de 2020. Despedimentos e cortes nos salários são as chaves desse corte nos custos. Atualmente, já está em curso um processo de rescisões através do qual os CTT pretendem despedir 200 trabalhadores e assim poupar entre cinco e seis milhões de euros. Além disso, a partir do próximo ano, poderão estar em risco mais 800 postos de trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT em greve quinta e sexta-feira e com plano de contingência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião