Até outubro, Aeroporto de Lisboa já ultrapassou tráfego de 2016

  • ECO
  • 19 Dezembro 2017

Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada ultrapassam a média europeia no fluxo de passageiros. Só o Funchal está abaixo desta fasquia, embora cresça 8,1%.

A dois meses do final do ano, o Aeroporto Humberto Delgado já ultrapassou o total de passageiros de 2016. Já são 22,6 milhões, um crescimento de mais de 19%, revelam os dados da Airports Council Internacional (ACI) Europe.

O crescimento do tráfego em 2017 é mais do dobro da média europeia, que se ficou pelos 8,6%. Já no ano anterior se assistiu a um aumento de 11,7% na capital portuguesa. O mês de abril foi aquele que mais impulsionou os bons resultados. O mês das “águas mil” trouxe mais 30,4% de passageiros, já que a Páscoa também migrou de março para abril.

Outubro, o mês com o aumento mais pequeno, superou ainda assim a média europeia, registando uma subida de 15%. É sempre um dos mais fracos do ano, a par de novembro. Ainda assim, neste mês, Lisboa aparece em sétimo lugar na lista dos aeroportos europeus que mais cresceram em volume de passageiros.

A ANA — Aeroportos de Portugal estima que, no final do ano, o número de passageiros ascenda aos 27 milhões. Em 2016, passaram pelo aeroporto de Lisboa cerca de 22,4 milhões de passageiros, contou a Airports Council Internacional (ACI) Europe, a representante de cerca de 500 aeroportos na Europa.

Porto, Faro e Ponta Delgada também passam a Europa

Com exceção do Funchal, todos os aeroportos nacionais estão a acrescer acima da média do velho continente. Até outubro, no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, circularam quase 9,2 milhões de passageiros, mais 15,9% que no ano anterior. Por agora, o aeroporto da “cidade invicta” já anunciou ter ultrapassado a fasquia dos 10 milhões de passageiros.

Em Faro, o aumento foi de 15,4%, contando 8,2 milhões de passageiros nos primeiros dez meses do ano. Em abril, à semelhança de Lisboa, tanto Faro como o Porto registaram os maiores fluxos: 27,9% e 23,5%, respetivamente.

Nos Açores, o aeroporto de Ponta Delgada nota um crescimento de 24,4%, embora o número de passageiros fique aquém dos restantes conterrâneos: ultrapassou somente os 1,6 milhões de passageiros. No Funchal, os aumentos não passam os 8,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Até outubro, Aeroporto de Lisboa já ultrapassou tráfego de 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião