Acusado de assédio sexual, grande investidor em Silicon Valley demite-se

  • Lusa
  • 15 Dezembro 2017

Shervin Pishevar, um dos investidores mais poderosos do setor tecnológico, já desmentiu as acusações, considerando-as "ataques infundados" e uma "campanha de calúnia".

Um dos investidores mais relevantes da Silicon Valley, Shervin Pishevar, demitiu-se esta sexta-feira do seu fundo de investimento, Sherpa Capital, depois de ter sido acusado de assédio e agressão sexual, o que já desmentiu. “Decidi acabar com a minha colaboração com o Sherpa Capital, uma decisão com efeitos imediatos”, divulgou Pishevar, em mensagem eletrónica enviada à agência noticiosa AFP.

Na semana passada tinha anunciado a suspensão provisória de todas as suas responsabilidades, no Sherpa, que codirigia, e na Virgin Hyperloop One, onde se desenvolve um projeto de comboio de alta velocidade. “Infelizmente, sem surpresa, os ataques infundados provenientes dos que me querem prejudicar, bem como à minha família (…), continuaram mesmo depois da minha suspensão”, escreveu para explicar a sua decisão de abandonar definitivamente o fundo.

Segundo a imprensa, Pishevar tinha sido detido pela polícia britânica na primavera, depois de uma acusação de violação, após o que foi libertado sem consequências. Depois deste episódio, Pishevar considerou-se vítima de uma “campanha de calúnia” e lançou processos judiciais.

As acusações ganharam vigor no início de dezembro, quando cinco mulheres, que mantiveram o anonimato, o acusaram na imprensa de as ter agredido ou assediadas sexualmente num contexto profissional, situação que em alguns casos remonta a 2013.

Pishevar é considerado um dos investidores mais poderosos do setor tecnológico. Entre os seus investimentos, por exemplo, está o da sociedade de reserva de viaturas com motorista Uber. O mundo de Silicon Valley, em particular os investidores em capital de risco, é desde há anos acusado de sexismo e de fechar os olhos ao assédio sexual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acusado de assédio sexual, grande investidor em Silicon Valley demite-se

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião