Abono, subsídios e RSI mudam em 2018 com o IAS. Saiba quanto

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 14 Dezembro 2017

O Indexante dos Apoios Sociais (IAS) vai aumentar 1,8% em 2018, arrastando um conjunto de prestações sociais. Confira alguns exemplos.

Dos valores mínimo e máximo do subsídio de desemprego ao subsídio por morte. São vários os apoios influenciados pelo Indexante dos Apoios Sociais (IAS) e que, por isso, são afetados pelo aumento em 1,8% deste referencial em 2018.

O aumento do IAS depende do PIB e da inflação média dos últimos 12 meses, sem habitação. Com o dado divulgado esta quinta-feira, é possível antecipar a dimensão da subida: em 2018, o IAS cresce 1,8%, para 428,90 euros. Que prestações são afetadas?

  • Subsídio de desemprego: os valores mínimos e máximos desta prestação dependem do IAS. Atualmente, o valor mínimo do subsídio corresponde, em regra, a 421,32 euros (1 IAS) mas o limiar vai subir para 428,9 euros. Já o limite máximo, que corresponde a 2,5 IAS, passa de 1.053,3 para 1.072,25 euros.
  • Subsídio social de desemprego: este apoio social é atribuído a desempregados que já esgotaram o subsídio de desemprego ou que não têm descontos suficientes para aceder à prestação e que, ao mesmo tempo, estão inseridos em famílias de rendimentos reduzidos. Em regra, o apoio corresponde a 100% ou 80% do IAS, consoante estejam em causa beneficiários com ou sem agregado familiar. Subindo o IAS, o valor do subsídio social de desemprego passa a ser 428,9 euros (100% do IAS) ou 343,12 euros (80% do IAS). O valor pode ser mais baixo nos casos em que a remuneração de referência é menor.
  • Subsídio de doença: o montante mínimo do subsídio de doença corresponde a 30% do IAS. Atualmente, este valor fixa-se nos 126,4 euros mas aumentará para 128,67 euros. O valor pode ser mais baixo caso a remuneração de referência seja inferior.
  • Rendimento Social de Inserção: o valor de referência do RSI corresponde atualmente a 46,634% do IAS mas o montante que depois é atribuído a cada família depende do tamanho do agregado e dos seus rendimentos. Atualmente, este valor de referência corresponde a 183,84 euros. Em 2018, o Governo já prometeu repor mais 25% do corte operado pelo anterior Governo, o que significa que a percentagem de indexação ao IAS poderá aumentar.
  • Subsídio por morte: este subsídio corresponde a 3 IAS, o que significa que vai aumentar de 1.263,96 euros para 1.286,7 euros.
  • Abono de família: neste caso, o IAS tem influência nos escalões de rendimentos que são tidos em conta para calcular quem tem direito ao apoio. Mas para quem pedir o abono em 2018, o que conta são os rendimentos de 2017 e, por isso, o IAS deste ano. O IAS de 2018 só é determinante para quem já recebe abono e venha a pedir reavaliação dos rendimentos.
  • Pensões: aqui, o IAS serve para determinar os escalões de pensões que são tidos em conta quando chega a hora de atualizar as reformas. As pensões mais baixas têm aumentos maiores. Em causa estão pensões até dois IAS — 857,8 euros em 2018 — que sobem 1,8% em 2018. Também estão previstos outros aumentos para montantes mais altos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abono, subsídios e RSI mudam em 2018 com o IAS. Saiba quanto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião