5 coisas que vão marcar o dia

Inflação e taxas de juro marcam o dia. Em Portugal sabe-se a evolução dos preços, em Frankfurt, Mario Draghi anuncia as decisões da reunião de política monetária.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) desvenda a taxa de inflação relativa a novembro, isto ao mesmo tempo que analisa o poder de compra dos portugueses face aos restantes europeus. Lá fora, o Banco Central Europeu anuncia a decisão sobre a taxa de juro, isto depois de a Fed ter realizado a terceira subida de 2017.

Portugueses têm mais poder de compra?

O INE vai revelar as Paridades de Poder de Compra, relativo a 2016. Olhando para o Produto Interno Bruto (PIB) per capita expresso em paridades de poder de compra, poderá comparar-se Portugal em relação a outros países europeus, sendo certo que o país continuará abaixo da média. Em Portugal, este indicador situava-se em 76,8% da média da UE em 2015, o mesmo nível registado um ano antes. Tinha caído em 2010, 2011 e 2012, anos da crise.

A economia acelera. E a inflação?

O INE revela o Índice de Preços no Consumidor relativo a novembro de 2017. Em outubro a taxa de inflação foi de 1,39% comparativamente ao ano anterior. A restauração e a hotelaria são o que mais tem puxado pelos preços a nível nacional, com uma inflação de 6,01% no setor no mês de outubro. É esperado que 2018 traga novos preços em vários bens e serviços, mais elevados.

Depois da Fed, olhos postos no BCE…

É dia de decisão sobre a política monetária do Banco Central Europeu. É esperado que o banco liderado por Mario Draghi mantenha o nível das taxas de juro, isto já depois de ter anunciado que o programa de compras de dívida vai encolher para metade no arranque do ano. O BCE revela ainda as projeções económicas revistas, e a primeira perspetiva que sobre 2020. A reunião começa ao 12h45, em Frankfurt, e segue-se uma conferência às 13h30 em que Draghi centrará atenções depois do foco dos investidores na nova subida de juros da Fed.

… E no Banco de Inglaterra, em tempo de Brexit

O Banco Central Europeu não é o único a decidir sobre a política monetária. O Banco de Inglaterra também se pronuncia sobre eventuais alterações na taxa de juro de referência, isto numa altura em que está em marcha o divórcio do Reino Unido com a União Europeia. Tendo em conta que o banco central britânico subiu a taxa diretora em novembro, o mercado não antecipa qualquer mexida nesta reunião de dezembro. No entanto, os investidores estarão atentos a quaisquer pistas para o futuro.

Defesa e migração na agenda de Bruxelas

Os líderes Europeus reúnem-se em Bruxelas, em hora ainda a determinar. O debate, que se prolongará durante dois dias, começa quinta-feira e começa por se debruçar sobre a defesa, migração e outras temáticas sociais. A cooperação com entre a União Europeia e a NATO também estará em cima da mesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião