Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 13 Dezembro 2017

Nem o apoio de Trump conseguiu levar os cidadãos do Alabama a votar no conservador Roy S. Moore. Do outro lado do oceano, Macron está preocupado com o clima e conquista Banco Mundial.

Afinal, nem sempre a história se repete. Talvez motivado por uma campanha presidencial que lhe garantiu a Casa Branca, apesar de ter tido como mote a sexista frase “Podes fazer o que quiseres, até agarrá-las pela ****”, Donald Trump concedeu o seu apoio leal a Roy S. Moore. Mesmo assim, a corrida ao Senado não favoreceu os conservadores.

Do outro lado do oceano, são as alterações climáticas a estar em cima da mesa, com o Banco Mundial a dizer ‘adeus’ aos combustíveis fósseis e a Comissão Europeia a dizer ‘olá’ às energias limpas. Elsa e Neytiri estão, por fim, prestes a dar as mãos, com o casamento das empresas responsáveis por Frozen – O reino do gelo (2013) e Avatar (2009) já no horizonte. O natal aproxima-se e à espera da Ryanair pode estar um sapatinho repleto de surpresas… desagradáveis.

Reuters

Banco Mundial deixa de financiar explorações petrolíferas

No dia em que Macron disse a dezenas de líderes mundiais que a batalha contra as alterações climáticas está a ser perdida, o Banco Mundial anunciou que, a partir de 2019, deixará de ceder apoio financeiro às explorações de petróleo e gás natural. Mantém-se apenas o suporte para os projetos nos países mais pobres e em circunstâncias extraordinárias. Os grupos ambientalistas reagiram com entusiasmo e otimismo à decisão. A Greenpeace considerou mesmo que a escolha é um sinal de ceticismo e incerteza do Banco Mundial relativamente aos combustíveis fósseis.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre / conteúdo em inglês).

The Guardian

UE dá nove mil milhões de euros à luta contra alterações climáticas

Com as metas do Acordo de Paris em vista, a Comissão Europeia acaba de confirmar a disponibilização de nove mil milhões de euros para a luta contra as alterações climáticas. Os fundos integrarão o Plano de Investimento Externo europeu e terão como principal alvos a promoção de cidades e práticas agrícolas mais sustentáveis e a aposta nas energias limpas. Segundo o Presidente francês, é possível criar alternativas energéticas aos combustíveis fósseis, mas esse tem de ser um esforço global.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre / conteúdo em inglês).

Financial Times

Disney perto de comprar FOX por 60 mil milhões de dólares

As negociações para a aquisição da 21th Century Fox pela Disney podem estar a chegar ao fim. O acordo deve ser anunciado esta terça-feira e ronda os 60 mil milhões de dólares (pouco mais de 51 mil milhões de euros). A compra inclui a dívida da empresa de Rupert Murdoch bem como o estúdio do qual saiu o sucesso Avatar de James Cameron (2009), diversos canais de televisão, como a britânica Sky, e a participação acionária na plataforma de streaming Hulu.

Leia a notícia no Financial Times (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

BBC News

Pilotos irlandeses da Ryanair vão mesmo fazer greve

Na Irlanda, 79 pilotos da Ryanair já têm planos para dia 20. Vão fazer greve para reivindicar reconhecimento sindical e melhores condições de trabalho. A poucos dias do Natal, 28% dos profissionais sedeados em Dublin devem aderir à paralisação. Esta decisão segue a dos pilotos italianos de parar por quatro horas, a 15 de dezembro, e a dos portugueses, que votaram a favor de uma ação coletiva, que pode incluir efetivamente uma greve.

Leia a notícia completa na BBC News (acesso livre / conteúdo em inglês).

The New York Times

Democratas vencem em estado americano republicano

O conservador Roy S. Moore, cuja campanha foi marcada por escândalos sexuais, foi derrotado pelo democrata Doug Jones, no Alabama, um estado norte-americano predominantemente republicano. A maioria do partido do elefante no Senado está agora garantida por um único assento de vantagem sobre o partido do burro. Pela primeira vez, a possibilidade de, no próximo ano, os democratas assegurarem o capitólio parece realista. Durante a campanha, Donald Trump apoiou publicamente Moore, particularmente nos últimos dias (período durante o qual procurou conquistar apoios para o candidato agora derrotado).

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso livre / conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião