Bolsa inicia semana em alta com ajuda do BCP

Mais de metade das cotadas nacionais arrancaram sessão lisboeta em alta. Ações do BCP estão em maior evidência, dando impulso ao PSI-20 nos primeiros minutos de negociação da semana.

Início de semana morno em Lisboa. A bolsa está em terreno positivo nos primeiros minutos de negociação, um desempenho para o qual contribuíram sobretudo as ações do banco BCP. Mas há mais destaques no PSI-20 esta segunda-feira.

O principal índice português arrancou com uma subida de 0,31% para 5.376,85 pontos. São 13 as cotadas que dão força à praça portuguesa, com o BCP em maior evidência: as ações do banco liderado por Nuno Amado sobem 0,5% para 0,2616 euros.

Outras notas em Lisboa: os títulos da Mota-Engil somam 0,67% para 3,77 euros, depois de a construtora nacional ter anunciado obras de 120 milhões de euros na Polónia — vai construir parte de uma autoestrada entre Varsóvia e Cracóvia — e ainda o lançamento de uma emissão de obrigações seniores no montante até 130 milhões de dólares.

O melhor desempenho em Lisboa pertencia, ainda assim, à Pharol, cujos títulos ganhavam 1,98%.

Por outro lado, as ações dos CTT apresentam-se em queda de 0,44% para 3,39 euros. Isto depois da notícia de que o grupo parlamentar do PS vai recomendar ao governo que avalie os contratos de concessão aos CTT. Em reação, a administração da empresa garantiu que cumpre todos os requisitos de qualidade.

Os analistas falam em semana importante para o mercado da dívida nacional, com reuniões da Reserva Federal norte-americana — esta quarta-feira — e ainda do Banco Central Europeu (BCE) — na quinta-feira. Além disso, “Na próxima sexta-feira, a Fitch deverá pronunciar‐se sobre o rating do país, com a maioria dos economistas a apontarem para que esta agência retire o rating do país de do grau de investimento especulativo”, lembram os analistas do BPI.

Os juros associados à dívida a dez anos está em queda esta segunda-feira: baixam 1,5 pontos para 1,791%.

Nas bolsas europeias, o dia também começou em alta. Os ganhos em Madrid, Paris e Frankfurt não iam além dos 0,2%.

(Notícia atualizada às 8h37)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa inicia semana em alta com ajuda do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião