Revista de imprensa internacional

Theresa May escapa de ataque terrorista. Santander despede mais de mil funcionários. Bancos chineses com novas regras. Número de imigrantes vai duplicar em 2050. Lítio atinge preços recordes.

O clima está tenso no Reino Unido após ser desmantelada uma suposta operação terrorista contra a primeira-ministra britânica. Santander vai mandar embora 1.200 funcionários e pagar mais de 300 euros a quem tiver mais de 50 anos. China avança com medidas para precaver risco dos credores. O número de imigrantes vai atingir os 334 milhões em 2050. Lítio atinge valores recorde por tonelada.

The Guardian

Theresa May na mira de um plano terrorista

Funcionários da primeira-ministra britânica acreditam ter desmantelado uma operação terrorista contra Theresa May. A ideia passaria por atacar o trajeto para Downing Street com um explosivo, finalizando com o assassinato da chefe de Governo conservadora. Na semana passada, foram detidos dois suspeitos islamistas, que acabaram por ser acusados de atos terroristas. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Santander chega a acordo com sindicatos. 1.200 funcionários despedidos em Espanha

Ao que tudo indica, até 14 de dezembro o Santander e os sindicatos irão assinar um acordo para a saída de cerca de 1.200 funcionários do grupo, após a fusão com o Banco Popular. Da proposta inicial de saída de 1.585 funcionários, os sindicatos esperam que apenas 1.100 sejam afetados. O Santander vai pagar aos trabalhadores com mais de 50 anos de idade e oito de carreira, uma pensão máxima de 380 euros. Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Reuters

Bancos chineses preocupados com o risco dos credores

A entidade reguladora bancária da China divulgou um projeto com novas regras sobre a responsabilidade dos bancos comerciais na gestão de risco. O objetivo passa por melhorar o quadro de avaliação de riscos dos credores, ao mesmo tempo que se protege o sistema bancário. No projeto foram introduzidas três novas medidas que entrarão em vigor a partir de 1 de março do próximo ano. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

El País

População migrante vai duplicar em 2050

Um estudo do Banco de Espanha concluiu que, em 2050, o número de migrantes vai duplicar nas quatro principais economias da União Europeia — Alemanha, França, Itália e Espanha, em comparação com o ano de 2010. “O número total de migrantes passará de 190 milhões em 2010 para 334 milhões em 2050”, lê-se no estudo. O que correspondente a 2,8%-3,5% da população mundial. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Bloomberg

Lítio atinge recordes de 12 mil euros por tonelada

Um dos maiores produtores de lítio do mundo — Soc. A Quimica & Minera de Chile SA (SQM), está a pensar em expandir o negócio a novos países, uma vez que os preços estão a atingir níveis recordes, devido à procura crescente por veículos elétricos. Os preços da matéria-prima utilizada em baterias recarregáveis ascendeu aos 14 mil dólares (11,8 mil euros) por tonelada na América do Sul este mês. A procura anual fixa-se nos 15%. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião