Catalunha: Junqueras continua preso, tribunal decide que seis podem sair sob caução

  • ECO
  • 4 Dezembro 2017

Tribunal Supremo decidiu manter Oriel Junqueras, e outros três elementos, presos. Ex-vice-presidente da Generalitat não poderá assim fazer campanha fora da prisão.

Oriol Junqueras, ex-vice-presidente da Generalitat, vai continuar preso e, assim, não poderá fazer campanha fora da prisão. A decisão do juiz do Tribunal Supremo estende-se ainda ao ex-ministro do Interior e a outros dois responsáveis.

Outros seis elementos do antigo Executivo podem ser libertados sob caução de cem mil euros, indica a imprensa espanhola.

Junqueras é o número um da lista da ERC às eleições catalãs agendadas para 21 de dezembro. Com a decisão do juiz Pablo Llarena, o antigo governante catalão, não poderá fazer campanha fora da prisão. Joaquim Forn, ex-ministro do Interior, Jordi Sànchez, presidente da Assembleia Nacional Catalã, e Jordi Cuixart, presidente da Òmnium Cultural, também continuam presos, diz o El País. O juiz justifica a manutenção da medida de prisão não com o risco de fuga mas sim de delito reiterado.

“Os seus casos estão diretamente ligados a uma explosão de violência que, a repetir-se, não deixam margem para corrigir ou satisfazer aqueles que foram envolvidos nela”, considerou o juiz Pablo Llarena.

Outros seis ex-ministros — Raül Romeva, Carles Mundó, Dolors Bassa, Meritxell Borràs, Josep Rull y Jordi Turull — poderão sair da prisão sob fiança de 100 mil euros. Estarão depois sujeitos a apresentações semanais, e não poderão sair de Espanha.

(notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catalunha: Junqueras continua preso, tribunal decide que seis podem sair sob caução

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião