Queda da Jerónimo Martins sintoniza Lisboa com a Europa

A bolsa nacional esteve a contrariar a tendência negativa das restantes praças europeias, mas acabou por ceder no final da sessão, a primeira de dezembro. A culpa foi da Jerónimo Martins.

Lisboa preparava-se para arrancar dezembro com o “pé direito”, mas acabou por tropeçar. O PSI-20 cedeu, acompanhando a tendência negativa da generalidade das praças europeias, numa sessão marcada pela forte queda das ações da Jerónimo Martins. A EDP caiu mais de 1%, acentuando a queda do índice português.

O principal mercado acionista nacional recuou 0,23% para os 5.350,84 pontos na primeira sessão de dezembro. Chegou a conseguir contrariar o comportamento negativo da generalidade das praças do Velho Continente, mas acabou por sucumbir. Na Europa, o Stoxx 600 encerrou com uma queda de 0,69%.

A dona do Pingo Doce foi determinante para este comportamento do PSI-20. A Jerónimo Martins fechou o dia a cair 2,52% para 16,09 euros, no dia em que a Dom Maklerski mBanku cortou a recomendação para “manter”, de acordo com a Bloomberg. Cedeu apesar deste banco de investimento atribuir aos títulos um preço-alvo de 17,10 euros.

Enquanto a retalhista caiu, a Sonae somou 0,49%, isto ao mesmo tempo que a Ibersol registou uma valorização de 2,65% para 12,22 euros depois de revelar um forte crescimento das receitas no seguimento da compra da Eat Out Group.

A penalizar a bolsa nacional estiveram também os títulos do setor energético, com a EDP a ceder 1,09% para 2,91 euros, enquanto a EDP Renováveis recuou 0,7% para 6,802 euros. A REN, por seu lado, somou mais de 1% no dia em que o direitos de subscrição do aumento de capital registaram uma forte subida: 6,67% para 16 cêntimos.

A travar a queda da bolsa nacional esteve a Galp Energia com uma subida de 0,98% para 16,01 euros perante a escalada dos preços do petróleo depois da decisão de manter os cortes por parte da OPEP. A Mota-Engil registou uma valorização de 2,17%, já o BCP conseguiu a terceira sessão consecutiva de ganhos ao somar 0,23% para 25,81 cêntimos.

(Notícia atualizada às 16h48 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Queda da Jerónimo Martins sintoniza Lisboa com a Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião