A vida de Belmiro em seis vídeos: da quinta de Marco de Canaveses à reforma

Um dos mais importantes empresários portugueses morreu esta quarta-feira aos 79 anos.

“Eu nasci empreendedor, mas um empreendedor hoje em dia tem de, num certo momento da sua vida, após ser razoavelmente educado, ser gestor também”. A frase, dita por Belmiro de Azevedo numa reportagem a propósito da Semana Global do Empreendedorismo 2009, resume a visão do gestor a partir dos olhos do mesmo.

“Um gestor tem de ter com características natas: tem de ter propensão para ser um estudante permanente, uma grande capacidade de partilhar informação — ser transparente — e uma grande propensão para trabalhar e divertir-se a trabalhar, para assumir o risco e, se não calhar bem hoje, calhará bem na próxima semana. Tem a ver com a minha carreira desportiva”, acrescentava, na altura.

Anos antes, em 2004, Belmiro recebia, numa rara abertura da intimidade, a equipa da RTP na quinta da família, em Marco de Canaveses, onde produzia vinho. O passeio foi acompanhado pelo próprio.

Em setembro de 2010, a Sonae Indústria comemorava 50 anos. No vídeo de comemoração recuperava-se a história do negócio, uma das apostas do grupo Sonae nascido e criado pelo líder, Belmiro de Azevedo.

Em 2013, o empresário era distinguido com o Prémio Carreira pela Associação da Economia Digital. O vídeo de apresentação do protagonista fazia um resumo da vida e da obra do gestor.

Em março de 2015, Belmiro de Azevedo anuncia que vai abandonar todos os cargos ocupados na Sonae depois de, em 2007, ter começado a fazer a transição. Tinha na altura 77 anos. “Vou fazer agora uma proposta de uma nova administração já não com as funções de presidente executivo”, dizia no discurso.

Quase na mesma altura, anunciava-se que Belmiro de Azevedo queria transformar a casa onde nasceu, em Tuías, Marco de Canavezes, em museu. Na reportagem sobre o assunto, a RTP contava que os locais esperavam ficar “mais perto” do homem-Sonae. “É um homem que sabe muito. Não há muitos Belmiros em Portugal”, dizia um dos entrevistados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A vida de Belmiro em seis vídeos: da quinta de Marco de Canaveses à reforma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião