Há poucos engenheiros. Quem os encontra paga até 60 mil

A procura por engenheiros quase duplicou desde 2016. Os salários não querem ficar atrás nas subidas: já valorizaram 15%.

Os engenheiros são cada vez mais requisitados pelas empresas em Portugal. Os salários sobem assim alguns andares e um responsável de manutenção em Lisboa pode ganhar até 60 mil euros anuais. A capital é mais generosa com estes profissionais do que a cidade do Porto, mas as subidas são generalizadas.

Desde novembro de 2016 a procura quase duplicou, fazendo aumentar também os salários em cerca de 15%”, afirma o consultor sénior da Michael Page Engineering & Property no Porto, João Santos.

O estudo da consultora Michael Page assinala que “atualmente os perfis de engenharia têm todos muita procura” mas destaca as áreas de manutenção e engenheiros de processo, com 25% de procura, seguidos dos supervisores de produção com 20% e, finalmente, as áreas de qualidade, logística e produto. Também são os responsáveis de manutenção que poderão receber o salário mais elevado: em Lisboa, a remuneração vai dos 40 aos 60 mil euros brutos anuais. No Porto, a fasquia começa nos 44 mil e termina nos 58 mil euros por ano. Pode consultar uma lista completa abaixo.

Empresas valorizam candidatos com background técnico, com competências comunicacionais e de relacionamento interpessoal e que saibam idiomas.

Pedro Mira Martins

Michael Page

“Ao nível das competências, as empresas valorizam candidatos com background técnico, com competências comunicacionais e de relacionamento interpessoal e que saibam idiomas. Da parte dos candidatos e com muita oferta disponível, estes privilegiam o pacote salarial que inclua também uma remuneração variável, bem como flexibilidade horária e seguro de saúde”, acrescenta Pedro Mira Martins, Executive Manager da Divisão em Lisboa.

Os salários dos engenheiros

Indústria

(salário bruto anual)

Responsável de manutenção
Lisboa: 40 a 60 mil euros
Porto: 44 a 58 mil euros.

Engenheiro de processos
Lisboa: 26 a 42 mil euros
Porto: 23 a 39 mil euros

Engenheiro de qualidade
Lisboa: 28 a 34 mil euros
Porto: 24 a 32 mil euros

Construção

(salário bruto anual)

Chefe de obra
Lisboa: 31 mil a 45 mil euros
Porto: 31 mil a 43 mil euros

Engenheiro de gabinete técnico
Lisboa: 22.500€ a 30 mil euros
Porto: 15 mil a 25 mil euros

Função de responsável de gabinete técnico
Lisboa: 28 e 35 mil euros
Porto: 24 e 35 mil euros

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há poucos engenheiros. Quem os encontra paga até 60 mil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião