Oposição disposta a conversar com partido de Angela Merkel

  • ECO
  • 24 Novembro 2017

A SPD de Martin Schulz, o maior partido da oposição, deu margem para o início de negociações com a CDU de Angela Merkel, com vista à formação de um Governo de bloco central.

Abriu-se uma porta de saída no imbróglio político na Alemanha. O maior partido da oposição mostrou-se disponível para avançar com negociações com o partido de Angela Merkel no sentido de apoiar um Governo de bloco central, indica a Bloomberg esta sexta-feira.

O secretário-geral da SPD, Hubertus Heil, disse que “a SPD está firmemente convencida de que as conversações são necessárias”. “A SPD não vai rejeitar essas conversações”, frisou, depois de uma reunião de oito horas ao mais alto nível do partido, em Berlim.

As eleições de há dois meses no país acabaram por ser inconclusivas. Angela Merkel, vencedora mas sem maioria, viu-se com duas opções: ou formar um Governo minoritário (algo que rejeitou) ou convocar novas eleições. Com as declarações da SPD, o maior partido da oposição da CDU de Merkel, cria-se assim uma nova alternativa.

Segundo a Bloomberg, também Martin Schulz, ex-presidente do Parlamento Europeu e líder da SPD, está sob pressão no seio do partido. Conduziu a SPD ao seu pior resultado desde a Segunda Guerra Mundial no passado mês de setembro e algumas vozes estão a torcer pela sua saída.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oposição disposta a conversar com partido de Angela Merkel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião