5 coisas que vão marcar o dia

  • Rita Atalaia
  • 22 Novembro 2017

Por cá, a agenda desta quarta-feira inclui a discussão do Orçamento na especialidade. Lá fora, foco virado para as projeções económicas do Reino Unido.

O dia vai ser marcado pela discussão do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) na especialidade. Depois de o documento ter sido aprovado na generalidade no início deste mês, os deputados, que apresentaram mais de 600 propostas de alteração, voltam a reunir-se esta quarta-feira. Destaque ainda para o boletim estatístico do Banco de Portugal, que vai revelar os números para os certificados de aforro e certificados do Tesouro, isto no dia em que se realiza a conferência Portugal Exportador. Lá fora, foco virado para as projeções económicas do Reino Unido que vão ser reveladas pelo ministro das Finanças britânico.

Conferência Portugal Exportador

É hoje a conferência Portugal Exportador. Neste evento, que se realizado no Centro de Congressos de Lisboa, fique a conhecer a experiência de internacionalização de empresas portuguesas, os sucessos e os fracassos, bem como os instrumentos disponíveis de apoio à exportação e internacionalização. Se não puder ir, acompanhe tudo no ECO.

Deputados começam a discutir OE2018 na especialidade

Depois de a Assembleia da República ter aprovado na generalidade o Orçamento do Estado para 2018 e as Grandes Opções do Plano, os deputados voltam a reunir-se para debaterem o documento na especialidade. Isto depois de na sexta-feira passada ter terminado o prazo de entrega de alterações à proposta do Orçamento apresentada pelo Governo. Ao todo, os partidos apresentaram mais de 600 propostas.

Números da dívida, segundo o Banco de Portugal

O banco central liderado por Carlos Costa vai relevar o boletim estatístico. Nestes dados será possível perceber a evolução da dívida pública portuguesa, mas também conhecer os números do investimento dos particulares nos produtos do Estado. Através do boletim poderá saber-se se os certificados de aforro continuaram a perder dinheiro em outubro, depois de o investimento neste produto de poupança do Estado ter encolhido para mínimos de quase três anos em setembro. Por outro lado, os Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) continuaram a acumular as poupanças dos portugueses. E vai saber-se quanto dinheiro entrou nos novos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC).

Reino Unido revela projeções para a economia

O ministro das Finanças do Reino Unido vai estar presente no Parlamento britânico para falar sobre o orçamento. Neste discurso, Philip Hamond vai anunciar as previsões para o crescimento económico e o défice orçamental, como também pode revelar medidas fiscais e no âmbito da despesa. Isto numa altura em que o ministro está a ser pressionado para aliviar a política de austeridade, ao mesmo tempo que tem de lidar com estimativas de crescimento fraco e a incerteza em torno do Brexit.

Fed dá mais pistas sobre o rumo dos juros

A Reserva Federal dos EUA revela as minutas da mais recente reunião de política monetária. Foi nesta reunião que responsáveis do banco central norte-americano mantiveram as taxas de juro, mas sinalizaram que podem subir em dezembro. Com a divulgação das minutas, os investidores terão a oportunidade de perceber a perspetiva da Fed sobre a economia e o rumo para os juros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião