Revista de imprensa internacional

Merkel diz que prefere novas eleições a ter de formar um Governo minoritário. Bitcoin atinge novo recorde. Catalunha prejudica em 27% economia espanhola. Google age para combater publicidade russa.

Na Alemanha, Angela Merkel disse esta segunda-feira que prefere um cenário de novas eleições do que a possibilidade de formar um Governo minoritário, acrescentando ainda que se irá candidatar novamente no caso de isso vir a acontecer. A bitcoin continua em alta, desta vez cresceu quase 50% em apenas oito dias. A Catalunha continua a dar que falar, depois de surgirem dados que dão conta de que a comunidade poderá prejudicar em 27% a economia espanhola.

Financial Times

Merkel bate o pé e recusa demitir-se

A chanceler alemã disse esta segunda-feira que não pretende demitir-se do cargo que ocupa e que, caso ocorram novas eleições, vai candidatar-se novamente. Como justificação afirmou que “a Alemanha precisa de estabilidade”. Depois da falha nas negociações sobre a formação de um governo de coalizão, o futuro do mandato de Angela Merkel poderá ter os dias contados. Leia a notícia completa no Financial Times (conteúdo em inglês, acesso condicionado)

Reuters

Bitcoin bate novo recorde e atinge os oito mil dólares

A bitcoin atingiu um novo recorde esta segunda-feira, superando os 8.197,81 dólares (6.975,62 euros) pela primeira vez. Esta meta aconteceu depois de a empresa de pagamentos US Squase Inc ter dito na semana passada que iria permitir que os seus clientes comprassem e vendessem a moeda virtual na sua aplicação. Uma subida de quase 50% em apenas oito dias, depois de ter atingido os 5.555 dólares (4.726,82 euros) a 12 de novembro. Leia a notícia completa na Reuters (conteúdo em inglês, acesso livre)

Expansión

Catalunha pode custar uma quebra de 27% na economia espanhola

Os investidores mostram-se preocupados com a situação da economia espanhola face ao período de tensões que se vive na Catalunha. Os dados são do Bank of America Merrill Lynch, onde se dá conta que a comunidade espanhola pode afetar em 27% a economia do país. No relatório enviado pelo banco consta ainda que, para 2018, haverá uma diminuição do ritmo de crescimento do PIB, crescendo apenas 2%, abaixo do previsto (2,5%). Leia a notícia completa no Expansión (conteúdo em espanhol, acesso livre)

Le Monde

Vladimir Putin felicita presidente sírio pelo combate ao terrorismo

O presidente russo encontrou-se no final desta segunda-feira com Bashar al-Assad, no sudoeste da Rússia, onde acabou por congratular o governante sírio pelas conquistas que este tem conseguido na luta contra o terrorismo. O encontro aconteceu dois dias antes da cimeira Turquia-Rússia-Irão, que pretende chegar a um acordo político para reduzir a intensidade do terrorismo vivido no país. Leia a notícia completa no Le Monde (conteúdo em francês, acesso livre)

El País

Google vai penalizar canais de comunicação russos

A Alphabet anunciou que vai tomar medidas para combater a influência da publicidade vinda de meios de comunicação russos no motor de busca Google. Eric Schimdt, presidente da Alphabet, disse que o objetivo era acabar com a difusão de notícias falsas e, principalmente, controlar o Russia Today e o Sputnik, dois canais de comunicação da Rússia. Leia a notícia completa no El País (conteúdo em espanhol, acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião