EDP abre a cair 2% e arrasta Lisboa para o vermelho

A energética nacional pressionou o arranque da sessão desta terça-feira na bolsa de Lisboa, com o BCP a contribuir também para as perdas. Energética caía mais de 2% à hora de abertura.

A bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira no verde, mas cedo inverteu a tendência naquele que está a ser um arranque negativo para as principais praças europeias. O índice português estava sob forte pressão da EDP, numa sessão marcada pelo ajuste técnico das ações da REN em pleno processo de aumento de capital, com os títulos a subir.

O Stoxx 600 recuava 0,27%, enquanto o PSI-20 recuava 0,29%, perto dos 5.264 pontos. A pesar no índice estava a queda de 2,12% da EDP, a energética nacional, com as ações a valerem perto de 2,86 euros. A queda surge um dia depois de o Morgan Stanley ter revisto em baixa o preço-alvo das ações da empresa, de 3,30 para 2,90 euros, tendo baixado ainda a recomendação sobre os títulos desta cotada. Também o BCP contribuía para a derrapagem, deslizando 0,48% para 25,05 cêntimos por ação.

Registam-se ainda perdas na Jerónimo Martins, a dona dos hipermercados Pingo Doce, na ordem dos 0,69% para 15,86 euros por ação, enquanto a construtora Mota-Engil derrapava 0,62% para 3,22 euros cada título. A travar as perdas na bolsa de Lisboa estava a Galp Energia, que somava 0,25% para 15,81 euros num dia em que o petróleo valoriza em Londres 0,51%, para 62,54 dólares o barril.

Esta foi a sessão em que as ações da REN foram alvo de um ajuste técnico na sequência da operação de aumento de capital, uma vez que as ações atuais passam a negociar sem direitos relativos à operação. A empresa vai emitir 133.191.262 novas ações a 1,877 euros cada, pretendendo angariar cerca de 250 milhões de euros para financiar parte do valor que empenhou na compra dos ativos de gás da EDP.

A cotação de fecho da empresa liderada por Rodrigo Costa esta segunda-feira foi 2,623 euros. A cotação ajustou a 2,474 euros no final da última sessão — sem perdas para os acionistas — e, esta terça-feira, a REN estava a avançar 1,04% para 2,499 euros, um valor superior. Os direitos começam a negociar em bolsa esta quinta-feira.

(Notícia atualizada às 8h31 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP abre a cair 2% e arrasta Lisboa para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião