Taxlandia, o jogo da UE para explicar os impostos aos jovens

Chama-se Taxlandia e é uma aplicação criada pela União Europeia para explicar como é que os impostos funcionam aos jovens. A app funciona como um jogo onde você tem poder de decidir os impostos.

Quer decidir os impostos que a população paga? No jogo da aplicação pode tornar-se o primeiro-ministro de um pequeno Estado em crise e decidir a sua política orçamental. Consoante o tipo de políticas que quiser seguir, poderá cobrar mais ou menos impostos para fazer face às suas despesas. Este é o mais recente projeto da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu para ensinar o funcionamento da máquina fiscal aos jovens.

Queremos despertar o interesse em assuntos fiscais e fazer com que os mais jovens se envolvam nas decisões que vão definir o futuro deles“, explicou Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos. Numa altura em que se discute as consequências práticas de escândalos das offshore como os Paradise Papers ou os Panama Papers, a Comissão pretende apertar as leis e ensinar a população que ainda tem falta de literacia financeira.

Na Taxlandia terá, no entanto, de lidar com a satisfação de uma população de 566 mil pessoas, diminuir a taxa de desemprego ou lidar com a pressão das notícias que dão conta da degradação de edifícios. O cofre é seu: tem de escolher o que entra e o que sai.

O jogo tem como premissa a Taxlandia, um pequeno Estado europeu com “bonitas montanhas e lagos azuis claros”. Este Estado-membro decidiu praticar impostos mínimos quando a economia estava a acelerar graças ao turismo. Contudo, atualmente, a Taxlandia está a enfrentar uma crise sem precedentes. As empresas mudaram a sua sede para outros países e a atividade turística caiu.

No ano passado, as autoridades decidiram aumentar os impostos e começou uma “rebelião” contra os impostos. É com esta situação a fervilhar que o utilizador da aplicação chega a primeiro-ministro da Taxlandia. O objetivo é que se passe a cobrar mais impostos para construir novas infraestruturas e assegurar o desenvolvimento futuro do país. O Orçamento do Estado está dividido entre empresas, turismo, Administração Pública, saúde, educação e cultura e artes.

Entre as tarefas do chefe do Governo está a luta contra a criminalidade, a poluição o país, os investimentos nos edifícios, a tecnologia utilizada, as áreas verdes da cidade, o emprego e, por último, a felicidade da população. Existe um manual, várias explicações e dicas ao ao longo do jogo, além de existir um glossário. Consoante a idade, há diferentes níveis de dificuldade: de 9 a 12 anos, de 13 a 17 anos e de 18 a 25 anos.

Com a aplicação chega também um portal educativo para os jovens aprenderem assuntos relacionados com os impostos de forma interativa. O objetivo principal é educar sobre a forma como os impostos afetam a vida diária coletiva. “A esperança é que esta ferramenta também ajude a estimular o presente debate sobre a justiça fiscal“, lê-se no comunicado da Comissão Europeia que, em conjunto com o Parlamento Europeu, promove o projeto.

O portal conta com material que pode ser usado por professores nas salas de aula. Existem vários artigos já disponíveis em português, como por exemplo: O que acontece se não pagares os teus impostos? Ou o que é o rendimento e como é tributado? Ou ainda quem paga impostos hoje em dia?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxlandia, o jogo da UE para explicar os impostos aos jovens

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião