Centeno revela que medidas contra incêndios pesam 230 milhões no défice

  • Margarida Peixoto
  • 17 Novembro 2017

O ministro das Finanças revelou que a resposta aos incêndios tem um impacto orçamental de 230 milhões de euros. Valor global do pacote atinge os 650 milhões de euros.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, revelou esta sexta-feira que o pacote de medidas de reação, prevenção e combate aos incêndios terá um impacto de 230 milhões de euros no défice orçamental de 2018. O governante falava durante a sua audição na comissão parlamentar de Orçamento e finanças, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado para o próximo ano, na Assembleia da República.

“Orçamentalmente, a previsão que temos são verbas superiores a 650 milhões de euros que correspondem a recursos públicos”, disse o ministro. Mas o pacote total de medidas conta com outras fontes de financiamento, para além do próprio Orçamento do Estado. Centeno explicou que parte das verbas provêm de fundos comunitários, cujo impacto orçamental é menor, e outra parte vem de linhas de crédito. Assim sendo, “o impacto global no défice de todas estas medidas é de 230 milhões de euros”, adiantou o ministro.

Este montante representa cerca de uma décima do PIB. O ministro não esclareceu se este impacto será de alguma forma compensado ou se implicará uma subida na meta do défice dos anteriores 1% para 1,1%.

Centeno explicou ainda que “face ao que já estava previsto, há um conjunto de medidas que ultrapassam os 300 milhões de euros”. O ministro referia-se às medidas que resultaram da reunião extraordinária do Conselho de Ministros de outubro, sobre esta matéria. Mas não clarificou como é que esta parcela se relaciona com as anteriores nem a que impacto no défice orçamental corresponde.

“É um esforço muito significativo e que deverá ser suficiente para financiar o que é uma nova estratégia de combate e prevenção aos fogos florestais”, defendeu o ministro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno revela que medidas contra incêndios pesam 230 milhões no défice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião