A manhã num minuto

  • Rita Frade
  • 17 Novembro 2017

Não sabe o que se passou durante a manhã? Não faz mal. Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, num minuto.

A manhã de hoje ficou marcada pelo regresso do ministro das Finanças, Mário Centeno, à Assembleia da República (para responder às perguntas dos deputados sobre alguns temas quentes que têm marcado a atualidade) e pelo reembolso antecipado de 2,8 mil milhões de euros ao FMI.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, reafirmou esta manhã a posição do Governo em relação às progressões dos professores, sublinhando que com a proposta do Executivo, 47% dos docentes progridem. O ministro garantiu, ainda, que “não há retroativos” para recuperar o tempo de serviço perdido durante o congelamento.

O Ministério das Finanças anunciou hoje, em comunicado, que Portugal realizou um novo reembolso antecipado de 2,8 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Com este pagamento, fica por pagar cerca de 25% do empréstimo contraído junto do Fundo aquando do pedido de resgate, em 2011.

A melhoria do rating português por parte da Fitch, que até à data mantém as obrigações portuguesas no nível de “lixo”, será um boa notícia para a economia nacional, mas não para os investidores. Quem o diz é um dos maiores fãs da dívida nacional, Richard Hodges da Nomura Asset Management, que assume que assim que a melhoria acontecer, chega a hora de fazerem as malas e seguirem outros caminhos.

Isabel dos Santos foi exonerada esta quarta-feira da liderança da Sonangol, por João Lourenço. É com esta rapidez que o novo Presidente de Angola tem exonerado e nomeado para vários organismos públicos, traçando uma linha que separa o seu mandato dos longos anos de José Eduardo dos Santos. Ao todo, já foram mais de 60 exonerações, em 51 dias de presidências.

Se puder, espere até ao início da próxima semana para atestar o carro, pois tanto a gasolina como o gasóleo vão ficar mais baratos. A queda dos preços será mais expressiva para quem tem carro a gasolina, já que o valor do litro deverá baixar dois cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião