BCP e Nos suportam ganhos em Lisboa. CTT recuperam

O PSI-20 encerrou em terreno ligeiramente positivo, seguindo as subidas dos pares europeus. Os CTT subiram 1%, recuperando pela segunda sessão consecutiva.

A bolsa nacional encerrou em alta ligeira, com o PSI-20 a acompanhar o sentimento positivo dos pares europeus. O índice de referência da praça bolsista lisboeta valorizou apoiado na subida dos títulos do BCP, mas também no avanço da Nos. Já os CTT registaram uma das maiores subidas do PSI-20, dando seguimento à recuperação após os mínimos históricos recentes.

O PSI-20 encerrou a ganhar 0,22%, para os 5.271,75 pontos, com 11 títulos positivos e sete em queda. O BCP foi um dos títulos que mais contribuiu para esse desempenho, com as suas ações a valorizarem 0,59%, para os 25,37 cêntimos. A valorização de 0,99%, para os 5,39 euros, das ações da Nos também apoiou a valorização do índice nacional.

Entre as retalhistas o sentimento também foi positivo, com destaque particular para a Sonae. As ações da holding avançaram 0,72%, para os 98,2 cêntimos, um dia depois de esta ter anunciado um aumento de 7% das suas vendas nos nove primeiros meses deste ano, apesar da quebra dos lucros. Por sua vez, as ações da Jerónimo Martins progrediram 0,64%, para os 15,79 euros.

Entre as maiores subidas da sessão estiveram os títulos dos CTT. As ações da empresa liderada por Francisco de Lacerda valorizaram 1,26% para os 3,22 euros naquela que foi a segunda sessão consecutiva de recuperação. Esta subida acontece após a notícia de que os CTT deverão avançar para o despedimento de 300 trabalhadores, medida que visa responder à necessidade de redimensionar a atividade da empresa devido à quebra acentuada no negócio da distribuição de cartas.

O desempenho do índice nacional acabou por ser penalizado pelo deslize das ações da EDP, a cotada que mais desvalorizou. As ações da empresa liderada por António Mexia desvalorizaram 1,43%, para os 2,96 euros. Também a Galp Energia perdeu fôlego na sessão, com as suas ações a recuarem 0,69%,para os 15,77 euros, isto num dia em que os analistas do Haitong alertaram que a exoneração de Isabel dos Santos da presidência da Sonangol vai fazer aquecer a atividade de fusões e aquisições envolvendo a petrolífera portuguesa.

(Notícia atualizada às 17h00 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e Nos suportam ganhos em Lisboa. CTT recuperam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião