A manhã num minuto

  • Rita Frade
  • 16 Novembro 2017

Não sabe o que se passou durante a manhã? Não faz mal. Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, num minuto.

O afastamento de Isabel dos Santos da presidência da Sonangol continua em destaque.

A exoneração de Isabel dos Santos da presidência da petrolífera angolana Sonangol vai fazer aquecer a atividade de fusões e aquisições (M&A) na Galp, revelam alguns analistas.

O ativista angolano, Luaty Beirão, disse numa entrevista à TSF que mexer com a família Dos Santos é como “meter a mão no ninho das vespas”, mostrando-se surpreso com a decisão de João Lourenço de retirar Isabel dos Santos da liderança da Sonangol. No entanto, diz estar satisfeito com a governação do presidente de Angola.

O petróleo está longe dos três dígitos mas tem vindo a valorizar: a escalada desde os mínimos do verão colocou o preço do barril acima do que o Governo tinha projetado nas suas contas para este ano. A matéria-prima começa, assim, a ameaçar a execução orçamental, mas o impacto mais negativo pode vir no próximo ano.

O ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, admitiu esta manhã mudar as portagens no interior do país e dar incentivos fiscais a quem quer viver e abrir empresas nessas regiões: o Executivo “usará todos os instrumentos que tem ao seu dispor” na prioridade que é desenvolver o interior e travar o declínio das últimas décadas.

Um quadro de Leonardo da Vinci, que mostra Cristo a segurar um globo de cristal, foi vendido num leilão por um valor de 450 milhões de dólares (380 milhões de euros), batendo o anterior recorde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião