Lucro da Media Capital sobe 10% em nove meses

A dona da TVI alcançou um lucro de 9,69 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Receitas caem 7%.

A Media Capital registou um lucro de 9,69 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, uma subida de 10% em relação aos nove meses homólogos. Ao mesmo tempo, as receitas da dona da TVI recuaram 7% no mesmo período, mas a empresa justifica a escalada nos ganhos com uma queda de 9% nos gastos operacionais. Os números foram avançados esta terça-feira num comunicado aos mercados.

Concretamente, a Media Capital viu as receitas globais do grupo caírem 7% para 115,308 milhões de euros. Em causa, um recuo nas receitas obtidas com os negócios da televisão e da produção audiovisual. A queda foi mais acentuada neste último segmento e chegou aos 34%, de 31,441 milhões nos primeiros nove meses de 2016 para 20,844 em 2017. Só a rádio deu algum apoio, tendo melhorado as receitas no período na ordem dos 4%.

No entanto, a penalização das receitas acabou por ser compensada com um corte acentuado nas despesas. “Os gastos operacionais, excluindo amortizações e depreciações, registaram uma queda mais relevante (-9%), de 101,6 milhões de euros para 92,6 milhões”, lê-se no relatório. Esse corte levou, assim, a dona da TVI a melhorar as contas, atingindo um lucro de 9,69 milhões de euros até setembro, uma subida homóloga de 10%.

Em termos de EBITDA [lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações], este manteve-se praticamente inalterado, cifrando-se em 22,745 milhões de euros. A televisão continua a ser o principal negócio da Media Capital, mas os rendimentos com a publicidade recuaram 5%, “afetados pela evolução adversa do mercado”, justifica o grupo. Estes rendimentos subiram 6% no caso da rádio. O grupo é dono da rádio Comercial.

Esta melhoria do resultado líquido da Media Capital surge numa altura em que a empresa se encontra envolvida numa oferta de compra por parte da operadora Meo. A empresa do grupo Altice ofereceu 440 milhões de euros pelo grupo este verão. O negócio encontra-se a aguardar uma avaliação final por parte da Autoridade da Concorrência (AdC).

(Notícia atualizada às 18h24 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Media Capital sobe 10% em nove meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião