Sobe para cinco número de mortos por legionella

  • ECO
  • 13 Novembro 2017

A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou, esta segunda-feira, a quinta vítima mortal resultante do surto de legionella. O surto está a abrandar e perto de ser resolvido, diz a mesma entidade.

O surto de legionella já fez cinco vítimas mortais, confirmou, esta segunda-feira, a Direção-Geral de Saúde (DGS). A quinta vítima mortal é uma mulher de 76 anos, que estava internada no Hospital São Francisco Xavier.

Apesar da confirmação de uma nova vítima mortal, a DGS refere que o surto desta bactéria está a abrandar. “A Direção-Geral de Saúde sublinha que as indicações epidemiológicas apontam para um abrandamento e resolução do surto. Até ao momento salienta-se que nove doentes tiveram já alta clínica”, pode ler-se no comunicado emitido esta segunda-feira, assinado por Graça Feitas, diretora geral da Saúde.

O comunicado não dá mais detalhes sobre o número de infetados. Na sua última atualização, feita esta segunda-feira, a DGS dava conta de 48 casos confirmados de infeção de legionella em Lisboa. Há ainda 28 infetados (58% do total de infetados) que estão internados em enfermarias, enquanto 34 (71%) já tiveram alta clínica, adianta a DGS num comunicado publicado no seu site.

A legionella é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a maioria dos infetados (28) são mulheres e 34 têm idade igual ou superior a 70 anos, sendo que todos têm “história de doença crónica e/ou fatores de risco”.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

Notícia atualizada às 13h39 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sobe para cinco número de mortos por legionella

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião