Casos de legionella sobem para 41. Ministério Público reuniu com Direção-Geral de Saúde

  • Lusa e ECO
  • 9 Novembro 2017

O número de casos confirmados de legionella no Hospital São Francisco Xavier subiu para 41, anunciou a Direção-geral da Saúde (DGS), que teve esta manhã uma reunião com o Ministério Público.

O número de casos confirmados de doença dos legionários do surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para 41, anunciou esta quinta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS), que teve esta manhã uma reunião de trabalho com elementos do Ministério Público, apurou o ECO.

Numa nota divulgada no seu site, a DGS indica que se mantêm internados em cuidados intensivos cinco doentes infetados com legionella. Relativamente ao boletim divulgado na quarta-feira houve mais três casos registados.

O surto de legionella identificado na sexta-feira no Hospital São Francisco Xavier já provou dois mortos.

A maioria dos casos deste surto ocorreu em mulheres (63%) e mais de 70% dos doentes infetados têm 70 ou mais anos.

Segundo a DGS, o primeiro caso de diagnóstico da doença dos legionários foi confirmado a 31 de outubro. Na passada sexta-feira foram confirmados oito casos, 14 no dia seguinte e quatro no domingo. Na segunda-feira foram confirmados sete casos, na terça-feira três casos, quarta-feira quatro casos e hoje até às 12h30 um outro.

Na terça-feira, o ministro da Saúde disse que a origem do foco de legionella em Lisboa foi o hospital São Francisco Xavier, considerando que as primeiras evidências apontavam logo para uma emissão dentro do perímetro da unidade hospitalar.

Questionado a propósito deste surto de legionella, o Primeiro-Ministro António Costa considerou, em declarações à SIC Notícias, como “chocante” a forma como os corpos foram retirados às famílias para serem autopsiados no âmbito da abertura do inquérito por parte do Ministério Público, mas preferiu não se pronunciar relativamente à atuação das autoridades. “Não posso nem devo comentar as decisões das autoridades policiais”, preferiu dizer.

Relativamente à evolução do surto, António Costa relembrou que “a origem do problema está confinada“, que o sistema de saúde “está a responder relativamente às situações já tratadas” e não deu pistas sobre o período de tempo que poderá demorar até haver uma conclusão para o inquérito que está em curso e que depende das autoridades.

(Notícia atualizada às 18h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casos de legionella sobem para 41. Ministério Público reuniu com Direção-Geral de Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião