Carlos Manuel Mourato Nunes é o novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil

Audição da Comissão Nacional de Proteção Civil está agendada para amanhã às 12h00. Mourato Nunes vem assim ocupar o cargo de Joaquim Leitão, que apresentou a demissão no mesmo dia da ex-ministra.

Carlos Manuel Mourato Nunes é o novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, anunciou este domingo, em comunicado, o ministro da Administração Interna.

“O ministro da Administração Interna vai agora desencadear os procedimentos tendo em vista a sua nomeação, concretamente a audição da Comissão Nacional de Proteção Civil, amanhã, dia 6 de novembro, pelas 12h00”, refere o mesmo comunicado enviado às redações.

O ministro da Administração Interna vai agora desencadear os procedimentos tendo em vista a sua nomeação, concretamente a audição da Comissão Nacional de Proteção Civil, amanhã, dia 6 de novembro, pelas 12h00.

Comunicado do ministro da Administração Interna

O tenente-general Carlos Manuel Mourato Nunes ao longo da sua carreira, “prestou serviço em várias unidades do Exército e nas Forças de Segurança”, e também “desempenhou cargos de direção de alto nível na Administração Pública”. Foi diretor do Instituto Geográfico do Exército, entre 1993 e 1999, e presidente do Instituto Geográfico Português, entre 2002 e 2003, altura em que foi promovido a tenente-general e assumiu as funções de Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, até 2008, refere o comunicado.

No currículo do novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil está ainda uma licenciatura em Ciências Militares e Engenharia Geográfica e uma passagem pelo Instituto de Altos Estudos Militares, onde concluiu o Curso de Oficial General e o Curso Geral de Comando e Estado-Maior.

Carlos Manuel Mourato Nunes vem assim ocupar o cargo de Joaquim Leitão, que apresentou a demissão no mesmo dia que Constança Urbano de Sousa (a ex-ministra da Administração Interna, agora substituída por Eduardo Cabrita), apesar de a sua saída só ter sido conhecida no dia a seguir. O coronel Joaquim Leitão foi o responsável escolhido para substituir Grave Pereira na presidência da ANPC, em outubro de 2016. Grave Pereira demitiu-se por falta de confiança de Constança Urbano de Sousa, após ser conhecido o relatório da Inspeção Geral da Administração Interna que lhe apontou a violação do dever de zelo no processo de transferência dos helicópteros Kamov para a Everjets.

Segundo uma carta de despedida aos trabalhadores a que o Público (acesso condicionado) teve acesso, Joaquim Leitão lamentou o “tribunal da opinião pública” de que foi alvo. “Durante meses o tribunal da opinião pública julgou-nos de forma inclemente. O silêncio que a lealdade institucional nos obrigou acabou por nos sujeitar àquela provação. Portanto, considerei que bastava”, lê-se na carta, onde também diz carregar “a enorme mágoa destas tragédias”. “A história encarregar-se-á, com certeza, de mostrar aos vindouros que a realidade que fizeram crer ao grande público não é verdadeiramente real”, frisa.

Recorde-se que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, determinou à Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) a realização de uma auditoria à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), na sequência dos incêndios de outubro de 2017, para apuramento de eventuais responsabilidades.

(Notícia atualizada às 18:06 com a carta de Joaquim Leitão)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Manuel Mourato Nunes é o novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião