EDP revê lucros em baixa mas mantém dividendo de 19 cêntimos. Ações caem 4%

A EDP reviu as suas estimativas para o lucro em baixa para este ano, mas isso não impede a elétrica de manter o dividendo de 19 cêntimos, segundo vai anunciar António Mexia aos analistas.

A EDP EDP 0,28% reviu as suas estimativas para o lucro em baixa para este ano, mas isso não impede a elétrica de manter o dividendo de 19 cêntimos, segundo vai anunciar António Mexia em conference call com os analistas. Ações mantêm-se em queda de 4%.

A empresa espera agora obter um lucro entre 850 milhões e 900 milhões de euros em 2017, abaixo da anterior projeção de cerca de 919 milhões de euros, isto sem contar com o impacto positivo da venda da Naturgas e da Portgas, segundo a apresentação aos investidores que foi publicada ao final desta manhã na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os analistas sondados pela Bloomberg esperam um lucro em torno dos 867 milhões de euros.

Ainda que tenha revisto os resultados em baixa, incluindo o EBITDA recorrente, devido à maior pressão no segmento de produção e distribuição de eletricidade na Península Ibérica com os custos regulatórios e questão da meteorologia, a EDP mantém o dividendo nos 0,19 euros por ação.

A elétrica liderada por António Mexia adianta ainda que vai proceder a uma atualização da sua estratégia para 2020 no segundo trimestre do próximo ano, prometendo “dar maior visibilidade em relação aos objetivos financeiros” até esse período.

Entretanto, na bolsa de Lisboa, os títulos da EDP continuam sob forte pressão vendedora. Chegaram a cair quase 5%, estando neste momento a ceder 3,2% para 2,999 euros, com quase sete milhões de títulos transacionados só durante a manhã, acima da média diária de 6,4 milhões de papéis dos últimos 12 meses.

A EDP apresentou esta quinta-feira um lucro de 633 milhões de euros. Contando com a venda da Naturgas em Espanha, o resultado líquido foi de 1.147 milhões de euros.

Embora os resultados tenham ficado em linha com o esperado pelos analistas, o tom negativo do mercado em relação ao título tem sobretudo a ver com as perspetivas mais difíceis para a EDP no próximo ano.

“A estratégia está em linha mas as margens apertadas na Ibéria e os cortes regulatórios em Portugal antecipam um ano de 2018 difícil e os 886 milhões de euros de consenso para o resultado líquido podem ser demasiado otimistas neste momento”, alerta o CaixaBank BPI numa nota enviada aos clientes esta quarta-feira.

A mesma preocupação é revelada pelo Haitong. “Tememos que a evolução dos resultados continuem a ser desfavoráveis para as ações durante algum tempo, nomeadamente devido às recentes decisões regulatórias negativas em Portugal, o que poderá a recuperação do sentimento dos investidores em relação à EDP”, defende o banco de investimento.

Títulos da EDP em baixa

(Notícia atualizada às 12h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP revê lucros em baixa mas mantém dividendo de 19 cêntimos. Ações caem 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião