Bolsa enviou nota de cobrança aos CTT. Menos 250 milhões em dois dias

PSI-20 só não fechou em terreno negativo devido ao bom desempenho da Jerónimo Martins, depois de a dona do Pingo Doce não ter excluído um dividendo extraordinário.

A bolsa enviou uma nota de cobrança aos CTT e a fatura foi pesada: menos 256 milhões de euros em apenas duas sessões na praça lisboeta, depois de ter cortado o dividendo em reflexo da deterioração do seu negócio no último trimestre.

As ações dos correios postais terminaram esta quinta-feira em baixa de 4,07% para os 3,799 euros, o nível mais baixo de sempre. Já na sessão anterior haviam caído quase 22%, depois da violenta reação dos investidores ao corte na remuneração acionista que a empresa liderada por Francisco de Lacerda anunciou na terça-feira: dividendo vai baixar em 20% dos 48 cêntimos para os 38 cêntimos. Contas feitas, após perder um quarto do seu valor no mercado, os CTT encerraram o dia de hoje a valer 567 milhões de euros.

Foi um mau desempenho que, ainda assim, não conseguiu desviar a bolsa portuguesa da rota de ganhos. O PSI-20, o principal índice português, somou 0,15% para 5.446,82 pontos, impulsionado sobretudo pela Jerónimo Martins. Os títulos da retalhista impressionaram na sessão de hoje com um ganho de 1,67% para 15,85 euros, depois de a administração não ter excluído um dividendo extraordinário.

“A Jerónimo Martins sobressaiu pela positiva, após o CEO da empresa ter referido, em entrevista à Bloomberg, que “não exclui pagar um dividendo extraordinário” relativo ao exercício de 2017. De lembrar que a última vez que a retalhista pagou um dividendo extraordinário foi em 2012″, referiram os analistas do BPI.

Mais oito cotadas apresentaram-se em alta, com destaque para a Galp (+1,63%) e BCP (+0,71%), os outros dois pesos pesados da bolsa nacional.

Antes de ter reportado resultados acima dos mil milhões de euros, a EDP também avançou: 0,42% para 3,10 euros.

"A Jerónimo Martins sobressaiu pela positiva, após o CEO da empresa ter referido, em entrevista à Bloomberg, que “não exclui pagar um dividendo extraordinário” relativo ao exercício de 2017. De lembrar que a última vez que a retalhista pagou um dividendo extraordinário foi em 2012.”

BPI

Comentário de Fecho

Lisboa acabou por ter um melhor comportamento que os pares europeus, onde as quedas se situaram entre 0,1% em Paris e 0,5% em Madrid e Londres. Milão também escapou a este sentimento negativo com um avanço de 0,22%.

(Notícia atualizada às 17h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa enviou nota de cobrança aos CTT. Menos 250 milhões em dois dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião