5 coisas que vão marcar o dia

No dia mundial da poupança, empresas como a EDP Renováveis, Semapa e CTT apresentam resultados. No campo das estatísticas, o BP apresenta os dados sobre concessão de crédito pela banca.

Esta terça-feira é marcada por eventos alusivos ao dia Mundial da Poupança. A crise económica parece ter despertado os consumidores para a necessidade de poupar, mas o dinheiro nem sempre estica: mais de metade dos portugueses não conseguem poupar todos os meses. Mas o dia fica ainda marcado pela apresentação de resultados. A nível mundial, BP, Sony, BNP Paribas de Mastercard anunciam resultados. Por cá, é a vez dos CTT, Semapa e EDP Renováveis prestarem contas relativas aos primeiros nove meses do ano. No campo das estatísticas, o Banco de Portugal divulga novos dados sobre os empréstimos concedidos pelo setor financeiro, relativos ao mês de setembro e pelo fim do prazo de candidatura ao contrato- emprego.

Dia Mundial da Poupança

Poupança. O dia é marcado a nível mundial por eventos alusivos à poupança. Isto depois de se saber que mais de metade dos portugueses não conseguem poupar todos os meses. E os que poupam põe de lado, em média, 281 euros, para despesas improváveis. Estes dados têm origem num estudo da consultora Intrum Justitia e são divulgados ao mesmo tempo que o INE dá a conhecer a que poupança das famílias portuguesas continua abaixo dos valores registados há um ano, representando no segundo trimestre deste ano 5,2 do rendimento disponível. Apesar destes dados os portugueses reconhecem que, depois da recessão económica, é mais importante poupar dinheiro.

EDP Renováveis, CTT e Semapa prestam contas ao mercado

As atenções dos investidores nacionais estão viradas para os CTT, EDP Renováveis e Semapa. As estimativas dos analistas do CaixaBI dão conta de uma quebra de 39% nos lucros dos CTT nos primeiro nove meses do ano. Melhor sorte parece ter a empresa liderada por Manso Neto: os lucros deverão crescer mais de 40% para 153 milhões, em causa estão efeitos não recorrentes. Já a Semapa, segundo estimativas do Haitong, deverá apresentar lucros de 116 milhões de euros.

Contas também lá fora

Também a nível internacional o dia é de apresentação de resultados. A petrolífera BP apresenta hoje resultados, numa altura em que há a crescente expectativa de que a OPEP e a Rússia vão prolongar os cortes na produção. A gigante japonesa Sony, o BNP Paribas e a Mastercard também dão hoje a conhecer os seus números ao mercado.

Termina prazo de candidatura ao contrato-emprego

Termina esta terça-feira o terceiro concurso do ano para quem quer concorrer à medida contrato-emprego. Tal como nos concursos anteriores este tem uma dotação de 20 milhões de euros. As candidaturas são feitas no porta NetEmprego e são consideradas as ofertas de emprego apresentadas ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) entre 9 de junho e 24 de outubro.

BP revela dados sobre os empréstimos da banca

O Banco de Portugal (BP) divulga hoje os dados relativos aos empréstimos do setor financeiro referentes ao mês de setembro. Em agosto, este indicador demonstrava que as famílias continuavam a ser o motor recuperação da concessão de crédito em Portugal, altura em que este indicador atingiu os 1.205 milhões de euros. No total as instituições financeiras concederam 3.250 milhões de euros de novos empréstimos a famílias e empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião