Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 27 Outubro 2017

Hoje é um dia importante para a Catalunha. Macron deixou em alvoroço a Guiana Francesa. Air Berlin dá uma golpada final. Governo australiano demite alguns deputados por dupla cidadania.

Hoje é um dia importante para a Catalunha, depois de Puigdemont ter dito que não iria convocar eleições. Mais ao lado, em França, Emmanuel Macron deixou uma multidão furiosa com a sua presença na Guiana Francesa, os guianenses alegam falta de condições de vida. Com os últimos voos este sábado, a falida Air Berlin vendeu os últimos bilhetes a preços bastante superiores ao normal. O Governo australiano demitiu alguns deputados por estes terem dupla cidadania, incluindo o vice-primeiro-minsitro. E Bruxelas abriu uma investigação ao regime fiscal britânico para multinacionais.

El País

É hoje que Rajoy vai discutir as medidas do Artigo 155

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, vai defender esta sexta-feira, no Senado, as medidas de aplicação do artigo 155 da Constituição da Catalunha. Ao meio dia retoma-se a sessão plenária do Parlamento da Catalunha, onde serão votadas as propostas sobre a autonomia da Generalitat. Junts Pel anunciou ontem que será promovido um projeto de resolução que inclua “o mandato” de 1 de outubro, o que implica pressionar pelo levantamento da suspensão da declaração de independência. O conselheiro da empresa da Generalitat, Santi Vila, renunciou na noite passada ao cargo depois de o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, ter dito que não são dadas garantias para convocar eleições regionais antecipadas. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Le Monde

Guiana Francesa sob tensão com visita de Macron

Esta quinta-feira Emmanuel Macron visitou o departamento ultramarino Guiana Francesa, numa visita de 48 horas, mas não foi bem recebido. A aguardar a sua chegada estavam cerca de mil guianenses, que protestaram pelas ruas a exigir melhores condições de vida, o cumprimento dos acordos assinados em abril com o Governo, um plano de emergência avaliado em 1,08 mil milhões de euros e mais 2,1 mil milhões de euros em medidas adicionais. Foi feito ainda um pedido para serem recebidos pelo chefe de Estado. Durante a marcha, o porta-voz dos manifestantes, Davy Rimane, explica que “Macron não está ciente do que está a acontecer em Guiana”. Leia a notícia completa no Le Monde (acesso livre, conteúdo em francês)

Bloomberg

Perto de falir, Air Berlin dá golpada final

Após ter declarado falência no passado mês de agosto, a companhia aérea alemã vai realizar este sábado os seus últimos voos, ficando automaticamente cancelados todos os voos marcados para depois dessa data. No entanto, para não sair totalmente de mãos a abanar, a Air Berlin conseguiu vender os seus últimos bilhetes a preços bastante altos, o suficiente para conseguir tirar algum lucro disso. O último voo da companhia será de Munique para Berlim, às 9h35 da madrugada, e os bilhetes foram vendidos a um preço seis vezes superior ao normal. Os clientes da Air Berlin demonstram nas redes sociais a sua tristeza pelo fim da companhia, alegando que esta não falhou pelo seu serviço, mas pelos preços dos bilhetes que não foram suficientemente altos para cobrir o resto dos custos. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

The Guardian

Austrália: será o Governo de Malcolm Turnbull fiável?

O tribunal australiano decidiu afastar dos seus cargos o vice-primeiro ministro Barnaby Joyce e ainda quatro senadores por alegar que estes não reuniam as condições para ocupar posições parlamentares, violando a constituição por terem dupla cidadania. Barnaby Joyce é líder da coligação de Turnbull e faz parte dos Nationals. Desde então renunciou à sua cidadania neozelandesa e vai solicitar o seu lugar de volta no dia 2 de dezembro. Esta sexta-feira, Turnbull disse que o seu Governo ainda tem uma maioria – 75 dos 149 assentos. Acrescentou ainda que o devia procurar reformular a constituição para “minimizar o riscos dos candidatos” violarem a constituição por terem dupla cidadania. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Bruxelas abre investigação a regime fiscal britânico para multinacionais

A Comissão Europeia salientou, através de um comunicado, que vai procurar saber se o regime britânico que isenta algumas operações de grupos financeiros da aplicação de regras contra a evasão fiscal permite que as empresas em causa paguem menos impostos no Reino Unido. Em causa está uma exceção ao regime fiscal para alguns rendimentos provenientes de juros de empréstimos dos grupos presentes no Reino Unido. Margrethe Vestager, comissária da concorrência da UE, disse que iria investigar uma regra introduzida em 2012 pelo então chanceler George Osborne, que dá às empresas multinacionais uma vantagem – a cahamada ajuda de Estado que pode ser ilegal de acordo com a legislação da UE. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Business Insider

Quinta-feira foi um dia de lucro para grandes empresas

Esta quinta-feira várias empresas gigantes – Amazon, Alphabet, Intel e Microsoft, registaram lucros bastante elevados, superando as expectativas de cada uma. A empresa-mãe da Google, Alphabet, superou as expectativas nos resultados ao registar receitas de 27,77 mil milhões de dólares e lucros de 9,57 dólares por ação. A Intel aumentou em 2% o número de receitas geradas, face ao terceiro trimestre do ano anterior. Os resultados fiscais do primeiro trimestre da Microsoft superaram a expectativa de Wall Street, as ações da empresa subiram quase 4% para cerca de 81,75 dólares (69,6 euros). Por fim, a Amazon registou um aumento de receitas de 34% face ao trimestre anterior. Leia a notícia completa no Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião