Mexicanos, preparem-se. Estão quase prontos os protótipos para o muro de Trump

Termina esta quinta-feira a construção dos protótipos para os muros que separarão os Estados Unidos do México. No total custarão entre 2,4 e quatro milhões de dólares e serão escolhidos por Trump.

Foi durante a sua campanha eleitoral que Donald Trump prometeu construir um muro na fronteira com o México, ao longo de 3.200 quilómetros, difícil de trepar e com melhor aparência do lado norte. Segundo a vontade da administração do presidente dos Estados Unidos, o muro deve estar enterrado 1,8 metros no solo e incluir portões automáticos para peões e veículos. Deverá ainda requerer, pelo menos, uma hora para ser cortado.

A ideia de construção desta barreira surgiu com o objetivo de travar o fluxo de imigrantes ilegais que tentam entrar nos Estados Unidos, mas também de traficantes de droga. O maior problema era quem iria pagar a sua construção. Um estudo feito pelo jornal Washington Post avaliou a obra em cerca de 25 mil milhões de dólares (21,2 mil milhões de euros).

Donald Trump sempre afirmou que, fosse de que maneira fosse, o México arcaria com as despesas. Ainda que o presidente mexicano tenha sempre dito que nunca pagaria qualquer saco de cimento da construção, Trump adiantou que inicialmente iria recorrer a fundos disponíveis nos cofres do Estado (apenas estavam disponíveis 20 milhões de dólares) e o México iria pagando o que faltava aos poucos, à medida que se fosse construindo. Como? Chegou a dizer que proibiria os imigrantes sem documentos de mandar dinheiro de volta para casa.

Os protótipos, pelo menos, vão ser pagos

Não tardaram a surgir empresas interessadas na construção da barreira, foram mais de 265 que se alistaram no site da administração. No final de setembro, começaram a ser construídos oito protótipos em Otay Mesa, ponto de passagem entre Tijuana e San Diego. A custar cerca de 450 mil dólares cada um, serão pagos por fundos do Estado norte-americano mas, relativamente aos restantes 1.500 milhões pedidos por Trump para terminar a obra, ainda não há acordo.

Dos protótipos aprovados, metade é em betão e a outra metade vai ser construída com vários materiais. Três meses após as suas construções, serão avaliados pela guarda fronteiriça e por Trump, que já prometeu deslocar-se ao local e “olhar para eles pessoalmente e escolher o melhor“. Recentemente, no estado do Alabama, o presidente norte-americano disse preferir um muro que não fosse em cimento, de forma permitir ver através da estrutura. “Está a ficar imaculado, perfeito, melhor que novo, mesmo se podia ser um pouco mais alto, mas tudo bem. E estamos a construir amostras de um novo muro. Sabem, tem de ser transparente”, disse.

Os protótipos têm de estar concluídos até ao final desta quinta-feira e estes são os modelos apresentados:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mexicanos, preparem-se. Estão quase prontos os protótipos para o muro de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião