Tribunais portugueses são os mais “entupidos” da UE

A 31 de dezembro do ano passado, existiam 1.136.292 processos pendentes nos tribunais portugueses

Portugal tem a maior taxa de congestão processos cíveis – maioria cobrança de dívidas – da União Europeia, indicador que traduz numa percentagem a relação entre o número de processos pendentes no início de um ano e o número de processos concluídos nesse mesmo ano.

Dados compilados pelo Pordata Europa e que revelam que a taxa de congestão rondava os 214% em 2015 e divulgados pelo Público.

O entupimento dos tribunais portugueses está muito à frente do país que ocupa um segundo lugar deste ranking: a Grécia tem uma taxa de congestão de 105%. inda assim, os dados da Pordata indicam que nos últimos quatro anos esta percentagem tem vindo a decrescer em Portugal.

A 31 de dezembro de 2016, existiam 1.136.292 processos pendentes nos tribunais. Quatro anos antes, eram mais de 1,6 milhões de processos.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunais portugueses são os mais “entupidos” da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião